O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para acumulado de chuva em municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. O comunicado entrou segue válido até as 23h59 deste domingo (7).
De acordo com o instituto, a previsão indica volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia. Apesar de o risco ser considerado baixo, há possibilidade de alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos de terra em localidades suscetíveis a esse tipo de ocorrência.
Diante da previsão, o Inmet recomenda que a população evite se expor ao mau tempo, fique atenta a sinais de instabilidade em encostas e não utilize aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante as chuvas. Em situações de emergência, a orientação é buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também divulgou a previsão para os próximos dias. Segundo o órgão, a tendência é de chuva com intensidade moderada na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul, com acumulados entre 30 e 50 milímetros. Já no Agreste, a expectativa é de precipitações variando entre fracas e moderadas, com volumes entre 10 e 30 milímetros.
Para o o fim de semana, a Apac prevê chuvas de fraca a moderada intensidade na RMR, nas Matas Norte e Sul e também no Agreste. A exceção fica para o sábado (6), quando a região agrestina poderá registrar precipitações moderadas.





