O São João do Recife começa nesta quarta-feira (10), com a abertura do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, no Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife. E até o dia 29 de junho, cerca de 4 mil profissionais vinculados às secretarias e órgãos da prefeitura trabalharão para garantir o bom funcionamento e a segurança da festa – desde a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, até os polos descentralizados.
Toda operação será monitorada direto da sede do Centro de Operações (COP), no Bairro do Recife, com 296 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelos polos principais e descentralizados. Durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (9), para detalhar os serviços promovidos nos 20 dias do São João do Recife, o coordenador do COP, Anderson Soares, destacou algumas das mudanças em relação ao ano passado.
“Este ano nós teremos algumas mudanças de Trindade, duas delas que eu friso bem, uma é a da sala de reboco. A sala de reboco era uma sala menor, ao lado do Pavilhão de Quadrilhas. Agora, ela ganha mais robustez, porque vai passar a atuar dentro do pavilhão de quadrilhas, a partir do dia 19, dando muito mais espaço para o pessoal dançar ali ‘agarradinho’. A segunda é logo na entrada do sítio. O que ficava antes como parte de serviço, nós teremos uma praça de alimentação com mesa, cadeira, bem no modelo do carnaval”, confirmou.

Trânsito
Do ponto de vista de trânsito, a Avenida Rio Branco, no bairro do Recife, permanece fechada para abrigar a cidade cenográfica e permitir a passagem de pedestres. No caso do Sítio Trindade, já a partir desta quarta-feira (10), às 17h, quem estiver transitando em veículos particulares pela Estrada do Arraial, no bairro de Casa Amarela, precisará acessar a Rua Arnoldo Magalhães e seguir pela Rua Bella Vista, para somente então retornar à Estrada do Arraial.

A parte frontal do Sítio Trindade ficará bloqueada para passagem de coletivos e viaturas de serviço até o fim da programação. A recomendação da CTTU é de que os brincantes utilizem o transporte público.
Controle Urbano
A Secretaria de Controle Urbano do Recife reforça que, no Sítio Trindade, não será possível entrar com cooler, isopor, capacete, garrafa de vidro ou qualquer tipo de objeto perfurocortante. Também não será permitido entrar com fogos de artifício. Além disso, no local, apenas pessoas licenciadas e treinadas pela prefeitura poderão vender produtos, e quem for identificado atuando de forma irregular, os materiais serão apreendidos para adoção das medidas cabíveis.
Saúde
Tanto o Sítio Trindade quanto a Avenida Rio Branco contarão com uma Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU. Um posto fíxo de saúde também ficará disponível para quem for aproveitar a programação no Sítio Trindade – onde também haverá uma sala de testagem para ISTs, com serviço de PrEP; um espaço redutor de danos, com serviço de troca de garrafas; e um espaço reunindo a Vigilância Sanitária, Ambiental e do Trabalhor.
Já os polos descentralizados contarão com 13 bases do SAMU e 10 serviços de Pronto Atendimento 24h.
Direitos Humanos e Mulher
A área de Direitos Humanos conta com novidades no Sítio Trindade, como detalhado pelo secretário Marco Aurélio Filho.
“A grande novidade é a Rota Acessível para usuários de cadeiras de rodas e para aquelas pessoas que tem mobilidade reduzida, por demanda espontânea. A ideia é de que essas pessoas cheguem no nosso Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no bairro da Encruzilhada, pela entrada na Rua Vicente Meira, das 18h às 00h, a partir do dia 18, que é quando começam os shows no Sítio Trindade. Para além disso, também haverá a ampliação do Espaço Acessibilidade. São 60 pessoas, por demanda espontânea, para os serviços de libras e áudiodescrição para pessoas cegas”, declarou.
Já quanto à Secretaria da Mulher, o Sítio Trindade contará com uma base fixa de acolhimento à mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista. Na Avenida Rio Branco, também haverá uma unidade móvel disponível. Todos os três polos principais e 11 descentralizados terão equipes itinerantes divulgando os serviços à mulher e promovendo a consciência de gênero.

Confira o horário de funcionamento dos equipamentos de acolhimento a mulheres em situação de violência:
Centro Clarice Lispector – Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, 24h;
Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector Zona Sul, das 7h às 19h;
Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector Zona Norte, das 7h às 19h.





