Governo Federal anuncia licitação para retomada das obras da Transnordestina em 2025

Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Renan Filho (Transportes) anunciaram, nesta quarta-feira (13), que uma licitação para a retomada das obras da Transnordestina será realizada no início do segundo semestre de 2025 , após a conclusão do projeto executivo. A ferrovia, que conectará Pernambuco ao restante do Brasil , é considerada um dos projetos mais estratégicos para o desenvolvimento da infraestrutura e da economia do Nordeste.
A Transnordestina terá 1.753 km de extensão e ligará o Porto de Suape (PE) ao estado do Piauí , promovendo a integração regional e facilitando o escoamento da produção agrícola e pecuária para mercados nacionais e internacionais. O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro havia atrasado Pernambuco da trajetória da ferrovia , mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a reinclusão do estado no projeto, garantindo que a obra avance de forma estratégica e sustentável .
“A Transnordestina vai contribuir para a competitividade do Nordeste, reduzindo os custos logísticos e ampliando a capacidade de exportação da região”, afirmou Silvio Costa Filho . Já Renan Filho ressaltou que a obra facilitará a integração entre os estados nordestinos e fortalecerá a economia da região. Com a licitação prevista para 2025, a expectativa é que a ferrovia gere investimentos diretos e indiretos e reduza a dependência do transporte rodoviário, garantindo maior eficiência no escoamento da produção nordestina.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Nordeste tem a segunda maior população indígena do País e registra avanço em identidade étnica, aponta Sudene
Região abriga 238 etnias, quase dobrou sua população indígena em 12 anos...
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Sudene reúne contribuições para a agenda regional de economia circular e criativa
Seminário “O Nordeste na Transição Circular e Criativa foi promovido...