Governo federal anuncia nova seleção de 100 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida
Critério de prioridade será para projetos mais avançados; novas direções para contenção de encostas e direção também estão previstas

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (12) , uma nova seleção de 100 mil unidades habitacionais no âmbito da Minha Casa, Minha Vida . O ministro das Cidades, Jader Filho , informou que o detalhamento do processo será apresentado durante reunião com prefeitos, às 14h, em Brasília.
O objetivo é garantir que projetos mais maduros e prontos para execução tenham prioridade . “Quem mora de aluguel, em área de risco ou nas ruas tem pressa. Precisamos agilizar o processo, por isso, aqueles prefeitos e empresas com projetos mais avançados terão prioridade” , afirmou Jader Filho.
Mudanças na gestão do programa
O ministro também destacou que o governo pretende realizar ajustes na estratégia de financiamento pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para facilitar o acesso dos municípios aos recursos.
“Vamos conversar com o fundo e propor mudanças para que os prefeitos tenham mais facilidade de acesso aos investimentos. O objetivo é criar novas infraestruturas, como abastecimento de água, esgoto e mobilidade urbana, melhorando a qualidade de vida nas cidades” , explicou.
Além disso, Jader Filho indicou que uma nova seleção estudará aprendizados das edições anteriores . “Vamos rever os critérios e corrigir falhas que causaram atrasos em obras anteriores para garantir maior eficiência na execução” , disse o ministro.
Seleções para contenção de encostas e deslizamento
O governo federal também está preparando duas novas opções para investimentos em infraestrutura urbana:
- Prevenção de penetração: Destinada à contenção de encostas em áreas de risco.
- Drenagem urbana: Para melhorar o escoamento de águas pluviais e evitar alagamentos.
Além disso, há um edital direcionado ao abastecimento de água rural , visando minimizar os impactos da seca em regiões afetadas pela escassez hídrica.
Com essas iniciativas, o governo busca acelerar a entrega de moradias e fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras, garantindo segurança e qualidade de vida para milhões de famílias.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Nordeste tem a segunda maior população indígena do País e registra avanço em identidade étnica, aponta Sudene
Região abriga 238 etnias, quase dobrou sua população indígena em 12 anos...
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Sudene reúne contribuições para a agenda regional de economia circular e criativa
Seminário “O Nordeste na Transição Circular e Criativa foi promovido...