Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Pernambuco é líder em transparência sobre dados da pandemia do Covid-19


Por: REDAÇÃO Portal

O que chama a atenção no Índice de Transparência do Covid-19 é que 90% dos estados avaliados ainda não publicam dados suficientes para acompanhar a disseminação do coronavírus no Brasil, inclusive o próprio Governo Federal, por meio do Mini

O que chama a atenção no Índice de Transparência do Covid-19 é que 90% dos estados avaliados ainda não publicam dados suficientes para acompanhar a disseminação do coronavírus no Brasil, inclusive o próprio Governo Federal, por meio do Mini

Foto: Divulgação

03/04/2020
    Compartilhe:

 

Pernambuco é o estado brasileiro mais transparente e que possui melhor qualidade em dados sobre a situação epidemiológica da pandemia de coronavírus entre as 26 gestões estaduais e o Distrito Federal. É o que revela o Índice de Transparência da Covid-19, levantamento organizado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), e divulgado nesta sexta-feira (3). O estudo, que será atualizado semanalmente, foi realizado a partir de informações disponíveis pelos governos até o último dia 2. O governo pernambucano foi o único a obter nível "Alto". Ceará e Rio de Janeiro vêm em seguida, considerados "bom" em transparência. São Paulo, o estado que registra o maior número de óbitos até o momento, está na 10ª posição.

Para a criação do índice, a OKBR analisou a disponibilidade de dados como idade, sexo, status de atendimento, doenças associadas, ocupação de leitos e testes disponíveis e aplicados, entre outras informações. No levantamento, a Open Knowkedge avaliou a granularidade desses dados, ou seja, o quanto as informações estão detalhadas. A pesquisa observou se os casos eram apresentados de forma individual e anônima e a geolocalização - por município ou bairro, por exemplo – deles. Outro fator levado em consideração é a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados pelos estados.

Desde o recrudescimento do coronavírus no Brasil, há cerca de um mês, o Governo de Pernambuco tem adotado um protocolo de ações para minimizar os impactos da doença e disseminação no estado. Entre as principais medidas, estão a determinação do fechamento do comércio não essencial a fim de evitar aglomerações; a abertura de mais de 1 mil leitos para pacientes acometidos pelo vírus; além de destinar um grande volume de recursos públicos para o combate ao Covid-19. Em paralelo, o Pernambuco tem, diariamente, divulgado informações sobre pessoas confirmadas com a doença, número de vítimas fatais, leitos disponíveis e outros dados.

BAIXA TRANSPARÊNCIA - O que chama a atenção no Índice de Transparência do Covid-19 é que 90% dos estados avaliados ainda não publicam dados suficientes para acompanhar a disseminação do coronavírus no Brasil, inclusive o próprio Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. “É preciso reconhecer os esforços desses gestores, pois esses dados são fundamentais para que pesquisadores e jornalistas possam ajudar os governos a monitorar a crise e mesmo contribuir com soluções", afirma, no relatório, Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR.

Confira o ranking do Índice de Transparência Covid-19: 

1 - Pernambuco - Nível alto
2- Ceará - bom
3 - Rio de Janeiro - bom
4 - Tocantins - médio
5 - Minas Gerais - médio
6 - Maranhão e Mato Grosso do Sul - médio
7 - Roraima - médio
8 - Rio Grande do Sul e Governo Federal - baixo
9 - Alagoas e Bahia - baixo
10 - Mato Grosso e São Paulo - baixo
11 - Rio Grande do Norte - baixo
12 - Distrito Federal e Piauí - baixo
13 - Amazonas - baixo
14 - Acre e Goiás - baixo
15 - Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe- opaco
16 - Pará e Rondônia - opaco

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook