Rebecca Regnier defende Programa de Equoterapia em Jaboatão para atender crianças com deficiência utilizando cavalos resgatados por abandono ou maus tratos
No seu primeiro dia como vereadora, logo após tomar posse em Jaboatão dos Guararapes, Rebecca Regnier (PSD) iniciou seu trabalho com foco na inclusão. Em uma reunião com o secretário de Governo, Daniel Pessoa, a parlamentar apresentou uma proposta inovadora: a criação do Programa Municipal de Equoterapia, que atenderá pessoas com deficiência.
O programa tem como objetivo oferecer tratamento terapêutico e educacional por meio da interação com cavalos, auxiliando no desenvolvimento motor, psicológico e social de pessoas com deficiência. A iniciativa também busca unir esforços para a causa animal, utilizando cavalos resgatados por abandono ou maus tratos nas sessões de equoterapia, após receberem treinamento adequado e cuidados veterinários.
“Melhorar a vida das pessoas com deficiência de Jaboatão será uma de nossas prioridades. É muito gratificante poder trabalhar em um projeto que impacta positivamente não apenas os pacientes, mas também os animais.
Com o apoio do Executivo Municipal, pretendemos disponibilizar atendimento especializado com uma equipe multidisciplinar, além de garantir a recuperação e o bem-estar dos cavalos abandonados, que terão uma nova função social e uma vida digna”, afirmou Rebecca Regnier.
A equoterapia é uma prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como um método terapêutico que alia fisioterapia, psicologia, pedagogia e interação com cavalos, promovendo benefícios significativos para pessoas com transtornos neurológicos, autismo, paralisia cerebral, entre outras condições. O programa, se aprovado, colocará Jaboatão como referência em políticas públicas de inclusão, defesa e proteção animal.