Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Movimento Econômico

Como acelerar uma recolocação profissional e reduzir o tempo de desemprego?


Por: REDAÇÃO Portal

Confira as dicas de Bruno

Confira as dicas de Bruno
24/07/2020
    Compartilhe:

Além da crise econômica dos últimos anos, a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus causou uma grande transformação no mercado de trabalho. Por conta da escassez de vagas, muitos profissionais não acreditam mais ser possível retornar ao mercado de trabalho — já que a demanda atual é maior que a oferta e o processo de seleção requerem mais tempo e energia.

Nesse sentido, para vencer a concorrência e sair do status de desempregado, é preciso tomar alguns cuidados importantes, como entender como você é reconhecido pelo mercado, desenvolver um networking apropriado, elaborar um currículo eficiente e se preparar para uma entrevista.

Com esses cuidados, é possível acelerar sua recolocação profissional, retornando ao trabalho mesmo em tempos de crise. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

Qual o objetivo da recolocação profissional?

Em via de regra, a recolocação profissional é uma estratégia adotada para estabelecer ações com o objetivo de retornar ao mercado de trabalho, mudar totalmente de carreira ou simplesmente buscar um emprego diferente. Por isso, é indispensável entender qual o seu objetivo para determinar os próximos passos.

Para tanto, será necessário levar em consideração alguns aspectos, como pretensões pessoais além dos objetivos profissionais. Afinal, é preciso avaliar as oportunidades do mercado, entender quem você é perante os seus concorrentes e, finalmente, se preparar adequadamente para conquistar a vaga pretendida.

Se engana quem acredita que as novas oportunidades de emprego estão atreladas ao volume de vagas disponíveis ou apenas na candidatura à essas oportunidades. Para ser convidado a participar de um processo seletivo, portanto, é essencial investir de forma adequada no seu grau de empregabilidade.

Dessa forma, será possível identificar quais vagas de fato representam uma real aderência, além de perceber quais competências o colocam em evidência para o cargo desejado em sua área de atuação.

Como reduzir o tempo de desemprego?

Embora a economia esteja ainda fragilizada e a geração de empregos venha apresentando quedas significativas, é possível melhorar as chances de recolocação ao adotar algumas medidas. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas que o ajudarão a se recolocar no mercado de trabalho. 

Confira outras dicas, clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook