Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições 2020

Eleitor tem até esta quinta-feira (14) para justificar ausência no primeiro turno

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo E-título, disponível para celulares com sistemas Android ou IOS

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo E-título, disponível para celulares com sistemas Android ou IOS

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

12/01/2021
    Compartilhe:

Eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais de 2020 têm até esta quinta-feira (14) para justificar a ausência, ou terão que pagar uma multa. Para o segundo turno o limite é no dia 28 de janeiro.

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo E-título, disponível para celulares com sistemas Android ou IOS. Outra forma é pela internet por meio do Sistema Justifica, ou ainda presencialmente, no cartório eleitoral. Cada turno que o eleitor faltou precisa ser justificado e, caso não justifique e nem pague a multa, o cidadão fica sujeito a diversas restrições como não poder tirar passaporte ou RG e ser impedido de se inscrever em concurso para função pública ou tomar posse dela, entre outras sanções.

As eleições de 2020 tiveram recorde de abstenção nos dois turnos: 23,14% no primeiro e 29,5% no segundo. No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão entre 18 e 70 anos. Ao justificar o voto, o eleitor preenche um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) e precisa anexar documentação que explique a falta. O RJE é analisado pela Justiça Eleitoral e pode ser negado. Caso isso aconteça, o cidadão precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. O valor é estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral.

 

Confira mais informações na reportágem de Cynthia Ventura, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook