Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Movimento Econômico

Dois estados do Nordeste ganham Prêmio Excelência em Competitividade de 2019


Por: REDAÇÃO Portal

Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, iniciativa de Pernambuco, estava entre os finalistas

Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, iniciativa de Pernambuco, estava entre os finalistas
19/10/2019
    Compartilhe:

Alagoas, Paraíba e Mato Grosso são os três Estados vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade de 2019 na categoria Destaque Boas Práticas. O resultado da premiação foi anunciado na manhã desta sexta-feira (18), em São Paulo, durante cerimônia de divulgação da oitava edição do Ranking de Competitividade dos Estados.

O CLP - Liderança Pública - organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil – criou o prêmio para desmistificar a máxima de que serviços públicos não funcionam. O Prêmio de Excelência em Competitividade reconhece, na categoria Destaque Boas Práticas, projetos de gestão pública com impacto notável. Não há um primeiro lugar. A premiação se dá para os três melhores concorrentes.

Alagoas foi premiado pela implementação do programa Criança Alagoana (CRIA), dedicado a promover e integrar políticas públicas para a primeira infância no Estado. Na Paraíba, o responsável pelo prêmio foi o programa Paraíba Unida pela Paz, que instituiu ações integradas focadas no cumprimento de metas para redução de crimes, aumento da segurança e preservação dos direitos fundamentais. Já o vencedor mato-grossense foi o programa Telessaúde, que, por meio de uma plataforma digital, realiza telediagnóstico, teleconsultorias e oferece cursos a profissionais da rede pública de saúde.

Além dos três vencedores, também foram finalistas do Prêmio de Excelência em Competitividade os programas Bom Prato (SP), Caminhos da Paraíba (PB) e o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos (PE). Os seis finalistas se destacaram entre mais de 120 projetos inscritos na quarta edição da premiação. Para avaliar os candidatos, o CLP levou em conta os critérios: potencial de institucionalização ou legado; equidade, replicabilidade e escalabilidade; inovação; competitividade, momento do país e resultados.

Ranking de Competitividade dos Estados

O “Ranking de Competitividade dos Estados” é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.

Os três Estados vencedores da categoria Destaque Boas Práticas - Alagoas, Paraíba e Mato Grosso - ocupam, respectivamente, a 14ª, 11ª e 9ª posições no ranking deste ano.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook