Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

6.198 pessoas desabrigadas em Pernambuco após chuvas


Por: REDAÇÃO Portal

31/05/2022
    Compartilhe:

 

Segundo o balanço realizado pela Central de Operações da Codecipe, atualizado hoje (31), as fortes chuvas, que tiveram início na última sexta-feira (27), deixaram 6.198 pessoas desabrigadas no estado. Ao longo da madrugada e primeiras horas do dia hoje, foram observadas chuvas moderadas, com os maiores volumes sendo registrado em Goiana (65 mm), Cabo de Santo Agostinho (63 mm), Paulista (35 mm) e Recife (30 mm).

A Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac) prevê a continuidade de chuvas rápidas ao longo do dia, com volumes moderados, tanto na Região Metropolitana do Recife como na Mata Norte. Na Mata Sul, Agreste e Sertão as chuvas serão isoladas, com poucos acumulados. A mesma previsão é válida para amanhã, segundo a Apac. A Defesa Civil mantém o alerta para deslizamentos, por conta das condições do solo, ainda encharcado nas áreas afetadas.

Em todo o Estado, aumentou para 24 o número de municípios que já decretaram situação de emergência por conta dos impactos provocados pelas chuvas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro e Passira.

Em relação aos acumulados de chuvas registrados nas últimas 24 horas, alguns pontos da Rede de Alerta de Rios atingiram a cota de alerta. Foram emitidos dois novos avisos hidrológicos entre a madrugada e início da manhã de hoje, para os rios Sirigi (Vicência) e Capibaribe Mirim (Timbaúba), ambos na Bacia do Goiana. O reservatório de Goitá – que cumpriu sua função no plano de contenção de cheias, acumulando cerca de 75% de sua capacidade total – teve a abertura parcial de uma das comportas, dentro dos protocolos previstos.

 

RODOVIAS – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) permanece monitorando as rodovias estaduais e federais sob sua jurisdição. De acordo com informações registradas hoje, ainda há alguns trechos com alagamentos ou deslizamento de barreiras, que provocam interdições parciais ou tráfego em meia pista. Seguem os registros atualizados:

 

Região Metropolitana do Recife:

BR-101: KM 83 - Jaboatão dos Guararapes (próximo a Vitarella) - alagamento, tráfego fluindo com cautela;

BR-232: Km 62 - Pombos (sentido Recife) - deslizamento de barreira, com interdição parcial da pista;

PE-060 - Entre os km 50 e 70 - trechos alagados e com acúmulos de resíduos, tráfego em meia pista.

PE-072 - km 7 - Tamandaré - deslizamento de barreira próximo à ponte sobre o Rio Ariquindá, com tráfego em meia pista.

 

Mata Norte:

PE-040: Chã de Alegria - deslizamento de barreira, com interdição da pista. Veículos trafegando pelo perímetro urbano da cidade;

PE-041: Araçoiaba (imediações da Usina São José) - Açude transbordou, grande parte da pista foi destruída, tráfego interditado até segunda ordem;

PE-089: Macaparana/Timbaúba - deslizamento de barreiras, tráfego flui com cautela. Limpeza da pista em andamento;

Vicinal Mussurepe: km 6 - Paudalho - Ponte sobre o Rio Capibaribe arrastada pela correnteza, perda total.

 

Mata Sul:

PE-063: Km 24 – Amaraji (Área urbana) - risco de deslizamento, pista interditada parcialmente.

 

Agreste Meridional:

PE-177 - Próximo ao entroncamento com a BR-104 (perto de Quipapá) - deslizamento de barreira, sem impacto no tráfego. Limpeza da pista em andamento.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook