Banco do Nordeste e Finep lançam fundo de investimento para Startups no Nordeste

O Banco do Nordeste (BNB) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão unindo forças para criar o FIP Nordeste Capital Semente, um fundo de investimento em participações (FIP) com um capital inicial comprometido de R$ 80 milhões. Este fundo tem como objetivo impulsionar startups em estágio inicial na área de atuação do BNB, que abrange os estados nordestinos e partes de Minas Gerais e Espírito Santo.
As propostas para participar do fundo podem ser apresentadas até 6 de agosto de 2024. Os detalhes do edital estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste. Acesse aqui.
O capital inicial será dividido igualmente entre o Banco do Nordeste e a Finep, com cada instituição aportando R$ 40 milhões. Antônio Jorge, superintendente em exercício de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais do BNB, destaca que os recursos são suficientes para iniciar o fundo, mas há a possibilidade de entrada de outros cotistas. "Há ainda a necessidade de compromisso pelo gestor vencedor de participação no capital do fundo", explica.
Segundo Antônio Jorge, a iniciativa visa fomentar o ecossistema empreendedor de inovação na região, promovendo uma maior integração entre os atores envolvidos nas cadeias de negócio e fortalecendo a economia regional.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2025
Na Febraban, presidente do BNB reafirma foco nos pequenos empreendedores em reunião
Paulo Câmara destaca que orçamento destinado a esse público cresceu 18% em...