Coluna da sexta | Começou a pré-campanha

A engrenagem política de João Campos está em ritmo acelerado. Cotado como nome do PSB na disputa pelo Governo do Estado em 2026, o prefeito do Recife inicia mais uma investida estratégica pelo interior de Pernambuco.
O fato é que sua pré-campanha começou. A agenda, que passa por Brejão, Garanhuns, Petrolândia, Serra Talhada e Serrita, revela um movimento claro: costurar apoios regionais e ampliar sua musculatura política fora da capital.
PRIMEIRA AQUISIÇÃO - O primeiro fruto dessa articulação foi a adesão do prefeito Erivaldo Chagas, que apoiou Raquel Lyra no segundo turno de 2022 e, agora, declarou apoio à pré-candidatura de João.
MARCANDO TERRITÓRIO - Em rede nacional de rádio e TV, o presidente Lula partiu pra cima de Trump, criticou os políticos brasileiros que atuam a favor dos Estados Unidos e tentou mostrar que está aberto ao diálogo.
FRASE DO DIA: “Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto (…) . Este processo deve terminar imediatamente”, afirma Trump, em carta timbrada da Casa Branca.
RÁPIDAS
REAÇÃO - Essa declaração de Trump foi uma resposta clara à entrevista de Lula a uma TV americana. A tensão só está aumentando.
RITMO ACELERADO - O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira, assumiu a pasta há apenas 10 dias e vem dando um ritmo acelerado. A Secretaria é uma mola propulsora da gestão Raquel Lyra.
PINGA-FOGO: Álvaro Porto poderá integrar a chapa de João Campos?