Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Crea-PE, Serpro e Poli-UPE discutem parceria para digitalização de serviços municipais em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

11/08/2025
    Compartilhe:

Digitalização dos serviços públicos para facilitar o dia a dia dos cidadãos das cidades pernambucanas foi tema de reunião no Crea-PE, no Recife. Na ultima quinta-feira (07), o presidente do Conselho, Adriano Lucena, recebeu representantes da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A pauta do encontro foi a plataforma Cidades.Gov, uma ferramenta tecnológica que visa digitalizar os serviços municipais.

A reunião contou com a presença do coordenador de inovação Poli-UPE, Paulo Hugo; do diretor de pessoas e do gerente regional do Serpro para a região Nordeste, Ermes Costa e Carlo Alexandria, respectivamente. O grupo propôs usar a capilaridade do Crea-PE junto às prefeituras pernambucanas para ajudar a expandir o uso da plataforma, que conecta cidadãos e gestões municipais por meio de serviços online. Com ela, os municípios poderão oferecer atendimentos de forma digital em áreas como educação, saúde e finanças, por exemplo. Os cidadãos poderão acessar usando suas contas GOV.BR .

Adriano Lucena sinalizou a disposição do Conselho em colaborar com a iniciativa. “O Crea-PE tem todo interesse em participar desse projeto”, disse o presidente. Já Carlo Alexandria ressaltou a flexibilidade da plataforma: “A arquitetura da plataforma é escalável e se adapta à realidade de cada município, funcionando mesmo sem grandes estruturas”, explicou. “Pernambuco abriga um ecossistema tecnológico que é referência no país. Mas muitos municípios ainda necessitam avançar na transformação digital”, complementou Ermes Costa.

O projeto prevê também o envolvimento de estudantes dos cursos das engenharias da computação, eletrônica e de software da Poli-UPE. “A ideia é que eles auxiliem nos diagnósticos e na implantação da ferramenta junto aos municípios, com o apoio do Serpro e da Universidade no treinamento dos servidores”, falou Paulo Hugo. O Crea-PE ajudará na articulação com as prefeituras e no apoio aos estudantes por meio de bolsas de estudo.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook