Diego Cabral apresentará experiências exitosas de videomonitoramento em grandes eventos de Camaragibe

Foto: Carol Bezerra
Evento ocorrerá entre os dias 18 e 21 de agosto, no Expo Center Recife, e Terra dos Camarás terá ampla participação e representatividade nos debates em meio a temas como combate à criminalidade, resposta a situações de emergência e responsabilidade viária
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, irá apresentar os recentes casos de sucesso envolvendo o sistema de videomonitoramento em grandes eventos públicos na cidade, como o Carnaval 2025 e o aniversário de emancipação, nos quais não houve o registro de nenhuma ocorrência. Esta apresentação ocorrerá no 3º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, que acontecerá entre os próximos dias 18 e 21, no Expo Center Recife, e vai reunir prefeitos e representantes de vários órgãos de segurança pública.
O objetivo do evento será o de debater temas distintos dos três setores no sentido de construir ambientes urbanos mais seguros e sustentáveis. A Terra dos Camarás, aliás, terá uma ampla representatividade no fórum com a participação em vários painéis de discussão, apresentação de experiências de sucesso e um estande exclusivo do município no local.
“Pela primeira vez em Camaragibe tivemos festas monitoradas com controle de acessos e objetos, como no Carnaval e no aniversário da cidade, sem nenhuma ocorrência. Isso demonstra a capacidade dos nossos secretários e equipes técnicas em elaborar um planejamento seguro junto às demais forças de segurança pública. O fórum será uma excelente oportunidade para apresentarmos as nossas experiências exitosas que têm tornado Camaragibe uma referência em segurança pública. Também abordaremos o projeto de armar a nossa Guarda Civil Municipal, que já está em fase final de implementação”, declarou o prefeito Diego Cabral.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe, dentre os vários temas que serão abordados no 3° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito destacam-se a PEC da Segurança Pública (PEC 18/2025), cujo objetivo é unificar o sistema de segurança e ampliar a capacidade de combater ao crime organizado no Brasil com ações coordenadas entre a União, estados e municípios, e as novas perspectivas de recursos fundo a fundo para as cidades brasileiras.
“Também haverá debates sobre a captação de recursos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Senasp (Ministério da Justiça e Segurança Pública), o sistema de monitoramento e vigilância por câmeras SmartSampa e as novas tecnologias aplicadas à segurança pública, Defesa Civil e trânsito. E ainda feira de negócios, ou seja, será um grande evento com assuntos relevantes e indispensáveis para o futuro dos municípios”, pontuou o secretário de Segurança Pública de Camaragibe e presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (CONSEMS), Coronel Marcílio Rossini.
Diego Cabral e o Coronel Marcílio Rossini destacaram, também, que o 3° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito será uma oportunidade para os demais municípios conhecerem a experiência e atuação da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC), cujo projeto de armar parte da corporação já está em fase final de implementação e homologação pela Polícia Federal, com parte do efetivo começando a portar arma de fogo ao final do mês de setembro.
“Temos uma atenção especial por nossa Guarda Civil Municipal, que é muito combativa e tem se destacado na Região Metropolitana do Recife, e estamos concluindo a formação para o armamento de parte do efetivo, um passo largo que estamos dando para uma Camaragibe mais segura. Segurança pública é dever do Estado, mas o município tem o compromisso e pode contribuir muito com a pacificação”, frisou Diego Cabral. “Atuamos de forma interligada e integrada às polícias Civil e Militar, e embora não tenhamos tantos recursos destinados à segurança pública, temos contribuído de maneira significativa para a segurança da população. O fórum será uma vitrine para nossos casos de sucesso”, completou o Coronel Marcílio Rossini.
*Representações –Além de Camaragibe, Recife e Olinda, trio de municípios organizador do evento, o 3° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito terá ainda a presença de representantes das cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Curitiba (PR), prefeitos de outros municípios e membros dos seguintes órgãos: Governo de Pernambuco, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran - Ministério dos Transportes), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp - Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Ministério das Comunicações.