Dirceu oficializa apoio a Edinho Silva para presidência do PT

Foto: Geraldo Megela/Agência Senado
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, publicou nas redes sociais no último sábado (24) uma carta aberta na qual declara apoio a Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, à presidência do PT. O partido vai escolher o próximo dirigente no dia 6 de junho. Na carta, ele também convoca a militância a participar do Processo de Eleições Diretas (PED).
Segundo ele, Edinho tem a "experiência e competência para nos dirigir com apoio do presidente Lula”.
Ainda na publicação, o ex-ministro defendeu que o PT passe por um processo de “autorreforma” e faz críticas à concentração de renda, à taxa de juros e à política econômica.
“É preciso uma verdadeira mudança na vergonhosa concentração de renda e no cartel bancário financeiro, na política de juros e nas metas da inflação, que exigem uma radical reforma tributária e financeira, capaz de pôr fim à apropriação e expropriação da renda nacional pelo capital financeiro e agrário, num circuito entre o Banco Central e a Faria Lima, que cada vez mais concentra renda, via os juros altos únicos no mundo”, disse em um trecho.
Dirceu também defendeu que o PT atue contra o bolsonarismo e a favor de uma reforma política que limite o que chama de “desvirtuamento das emendas parlamentares”.
O ex-ministro também defendeu a política externa brasileira. “Nosso lugar é no Sul Global, nos Brics e na relação com a América do Sul, América Latina, com a África e os países árabes. Nosso norte é o bem-estar de nosso povo e a defesa de nossa cultura, nossa soberania, nossa terra e riquezas naturais, e nossa independência financeira e tecnológica”, disse.