Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Estudantes da rede municipal embarcam para o Canadá com o Programa Recife no Mundo


Por: REDAÇÃO Portal

01/07/2025
    Compartilhe:

Foto: Edson Holanda / PCR

A segunda temporada do Programa Recife no Mundo já começou a decolar! Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou o primeiro embarque internacional, com destino ao Canadá, na cidade de Niagara Falls. Ao todo, são 35 estudantes da rede municipal de ensino prontos para viver uma experiência transformadora de intercâmbio educativo e cultural. Até o dia 12 de julho, 100 alunos e 10 professores irão embarcar para seus respectivos destinos.

“Hoje é um dia histórico para a cidade. Temos 35 alunos indo fazer um intercâmbio no Canadá, na cidade de Niagara Falls. O Recife é a primeira cidade do Brasil a ter um programa de intercâmbio para jovens do ensino fundamental, e estamos indo para o segundo ano consecutivo, garantindo a segunda língua, o intensivo e, claro, para aqueles que estão colocados, nesta semana ainda tem Estados Unidos e, no dia 12, Inglaterra, garantindo 100 alunos da nossa rede que vão representar o Recife no Mundo. Estamos realizando aqui uma experiência de vida conquistada através da educação pública. Isso é o mais importante: poder mostrar que a educação pode levar os jovens onde eles quiserem”, afirmou o prefeito João Campos.

Durante a estadia no exterior, os estudantes participarão de atividades acadêmicas, oficinas culturais e imersão linguística, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos, vivenciar novas culturas e fortalecer habilidades pessoais e educacionais.

A ação faz parte do conjunto de iniciativas da Prefeitura voltadas para a valorização da educação pública e a formação integral dos estudantes. O programa oferece uma janela de oportunidades para que jovens da rede municipal conheçam outras culturas, aperfeiçoem o inglês e expandam seus projetos de vida.

E as decolagens não param por aqui: no dia 4 de julho, duas turmas embarcam para os Estados Unidos, incluindo os 10 professores selecionados. Já no dia 12 de julho, será a vez da turma com destino à Inglaterra.

Emily Maria, 13 anos, aluna da Escola Professor José da Costa Porto, contou: “Minhas expectativas estão muito altas, estou bem nervosa porque é uma experiência completamente nova. Vai ser muito bom conhecer outra cultura e aprimorar outra língua graças ao programa Recife no Mundo”.

Fabiana Rodrigues, 46 anos, falou sobre a felicidade em ver sua filha, Melissa Vitória, embarcar para sua primeira viagem internacional. “Estamos muito felizes por ela, porque é uma oportunidade única, que não temos condições de proporcionar, mas graças ao prefeito e à Prefeitura do Recife ela vai poder aprender coisas novas”, relatou.

A secretária de Educação, Cecília Cruz, ressaltou a importância da iniciativa. “Acreditamos muito no programa, e eu acho que o nome dele é super acertado, porque Recife no Mundo significa que os nossos estudantes vão representar a cidade pelo mundo, no Canadá, nos Estados Unidos e na Inglaterra , mas também ganhar uma nova perspectiva de horizonte, podendo representar a nossa cidade e a educação do Recife por aí”.

O Programa Recife no Mundo chega à sua segunda edição em 2025, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública transformadora, inclusiva e conectada às múltiplas possibilidades de aprendizagem do século XXI.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook