Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Governo de Pernambuco apresenta balanço das ações de prevenção à violência no primeiro semestre de 2025


Por: REDAÇÃO Portal

18/07/2025
    Compartilhe:

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, divulgou o balanço das principais ações da política estadual de prevenção à violência realizadas entre janeiro e junho de 2025. As iniciativas integram o Programa Juntos Pela Segurança, eixo estratégico do Governo do Estado, que tem colocado a prevenção como pilar central da política de segurança pública.

Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, a política de prevenção à violência vem sendo fortalecida como estratégia de Estado, com foco em ações intersetoriais, descentralizadas e baseadas em evidências. “A prevenção tem sido tratada com prioridade em nosso governo. Estamos avançando na construção de um Pernambuco mais justo, seguro e humano, a partir de um esforço conjunto com os municípios e a sociedade”, destaca a secretária Joanna Figueirêdo, titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.

“Ao longo do primeiro semestre, temos reforçado uma política de segurança cidadã, que entende que levar cidadania a quem mais precisa é também uma forma de salvar vidas, fortalecer vínculos sociais e reconstruir a confiança das comunidades no poder público”, destaca ainda Joanna.

Entre os principais avanços do semestre estão a interiorização das políticas públicas, o fortalecimento da rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade e a ampliação da escuta qualificada em territórios prioritários.

Campanha “Prevenir é Massa”: cidadania também no Carnaval distribuiu cerca de 175 mil materiais de prevenção

Durante o período de Carnaval, o Governo de Pernambuco promoveu a campanha “Prevenir é Massa”, voltada para a promoção de direitos e da prevenção à violência nos municípios com polos carnavalescos. A ação contou com a entrega de materiais educativos, orientações sobre direitos, prevenção a violações e difusão de canais de denúncia. A campanha visou garantir um Carnaval mais seguro, com foco na proteção de grupos historicamente mais discriminados, a exemplo, da população idosa, com deficiência, étnico-racial e LGBTQIA+.

Ao todo, mais de 175 mil materiais de divulgação contra a violência foram distruídos no período carnavalesco, entre ventarolas, folders, adesivos, faixas; também cards para a as redes sociais. 

Juntos pela Cidadania: mais de 20 mil atendimentos em comunidades vulneráveis

Um dos destaques do período foi o fortalecimento do Juntos pela Cidadania, que já contabiliza cerca de 20 mil atendimentos diretos em comunidades marcadas pela exclusão social. A edição mais recente ocorreu em Bonito, no último dia 15 de junho, com mais de 1.700 atendimentos realizados.

A iniciativa promove a presença do Estado em territórios com altos índices de vulnerabilidade social, ofertando serviços gratuitos de cidadania, saúde, justiça social, inclusão produtiva e orientação jurídica. O objetivo é garantir o acesso a direitos e reconstruir vínculos entre o poder público e a população.

Já foram realizadas diversas edições do Juntos Pela Cidadania pelo Estado de Pernambuco. Entre as cidades estão: Bonito, Vicência, Petrolina, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e, em breve, Ouricuri.

Apoio aos municípios com suporte técnico internacional. Foram 10 municípios a princípio e a meta é atingir 42 no total

Outro marco importante foi o início da assessoria técnica aos municípios pernambucanos para a construção de políticas locais de prevenção à violência. A ação começou com um seminário no dia 12 de junho em Moreno, que reuniu os 10 primeiros municípios, dos 42 que estão como meta, contemplados com o suporte do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com articulação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo de Pernambuco e organismos internacionais. Como parte do processo, será firmado um Termo de Compromisso Tripartite, estabelecendo responsabilidades conjuntas entre Estado, municípios e organismos da ONU.

Mediação de Conflitos: mais de 8 mil atendimentos

O serviço estadual de mediação de conflitos também apresentou resultados expressivos: entre janeiro e maio de 2025, foram realizados 8.661 atendimentos em todo o estado. O serviço atua na resolução pacífica de divergências familiares, escolares, de vizinhança e de consumo, promovendo o diálogo, o acolhimento e a reconstrução dos laços sociais. A mediação tem se mostrado uma ferramenta eficaz para diminuir tensões e prevenir a escalada da violência nos territórios.

O serviço estadual de mediação de conflitos também apresentou resultados expressivos: entre janeiro e junho de 2025, foram realizados 11.794 atendimentos em todo o estado.

Atuação descentralizada dos Núcleos Estaduais de Prevenção. São 13 equipes em 10 espaços físicos

Por meio dos Núcleos Estaduais de Prevenção Social (NEPS), unidades descentralizadas do Estado, a política de prevenção vem sendo efetivada diretamente nas comunidades, em parceria com o programa Balcão de Direitos e serviços municipais. A ação “NEPS em Ação” vem garantindo serviços essenciais nos territórios. No primeiro semestre de 2025, foram emitidas 329 certidões, realizados 499 atendimentos de saúde, 84 de assistência social e 879 orientações sobre mediação de conflitos e acesso a políticas públicas.

Ao todo, são 13 equipes em 10 espaços físicos. Encontrados em: Cohab, Iputinga com equipes na Várzea, Afogados na cidade do Recife e a equipe de Camaragibe, que também fica na Iputinga; Jaboatão dos Guararapes; Olinda; Paulista; Palmares; Vitória de Santo Antão; Caruaru; Petrolina; e Cabo de Santo Agostinho.

Além de tudo isso, temos o ônibus que faz atendimento de forma itinerante: as Unidades Móveis de Atendimento (UMA). No Sertão: 3 vans; Agreste e Matas: 2 vans; RMR: 1 micro-ônibus.

Prevenção como eixo central da segurança pública

“Estamos consolidando uma política pública que entende a prevenção como estratégia central de segurança. Estudos de organismos como a ONU e o BID mostram que territórios com maior acesso a direitos, educação, cultura e assistência social têm significativamente menos violência letal. Nosso esforço é garantir que o Estado chegue primeiro — com oportunidades, acolhimento e justiça social”, afirma Camilla Iumatti, secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência.

A política estadual de prevenção à violência em Pernambuco segue o princípio da atuação territorializada, intersetorial e baseada em evidências, reconhecendo que o enfrentamento da violência exige ações estruturantes, com foco na equidade, no fortalecimento dos vínculos comunitários e na promoção da dignidade humana.

“Seguimos firmes no compromisso com uma política de segurança cidadã. Levar cidadania a quem mais precisa é também uma forma de salvar vidas, fortalecer vínculos sociais e reconstruir a confiança das comunidades no poder público”, destaca a secretária Joanna Figueirêdo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook