Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Governo norte-americano faz novas ameaças à Justiça brasileira


Por: REDAÇÃO Portal

12/08/2025
    Compartilhe:

Foto: Divulgação

Um relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos, divulgado nesta quarta-feira (12), acusa a Justiça brasileira de minar a liberdade e critica o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O texto afirma que as punições a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais foram "desproporcionais".

"Registros judiciais revelam que o ministro Alexandre de Moraes ordenou pessoalmente a suspensão de mais de 100 perfis de usuários na plataforma de mídia social X (antigo Twitter), reprimindo de forma desproporcional a fala de defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro, em vez de adotar medidas mais restritas para penalizar conteúdos que incitassem ação ilegal iminente ou assédio", diz o texto.

O governo do presidente norte-americano tem criticado o julgamento contra Bolsonaro. O ex-presidente brasileiro é réu num processo em que é acusado de tentativa de golpe de Estado, após as eleições presidenciais de 2022, vencidas pelo atual presidente, Lula. 

O documento também cita a suspensão da rede social X, do bilionário Elon Musk, entre agosto e setembro de 2024, após descumprimento de decisões da Justiça.

O texto, que avalia vários países, suavizou a avaliação de aliados dos Estados Unidos, como Israel. O país do Oriente Médio é aliado de longa data dos norte-americanos e é acusado por alguns outros países de estar levando a cabo um genocídio na região palestina da Faixa de Gaza.

 

Com informações da CNN Brasil.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook