Justiça proíbe prefeito de Serrita de se autopromover durante Missa do Vaqueiro

Foto: Reprodução
A Justiça de Pernambuco concedeu uma liminar determinando que o prefeito de Serrita, Sebastião Benedito dos Santos, se abstenha de utilizar os eventos públicos da cidade para promoção pessoal. A decisão, assinada nesta sexta-feira (18) pela juíza Gabriela Mantovani Espíndola Pessôa, atendeu a um pedido de tutela de urgência em uma Ação Popular movida por Saulo Josué Martins de Souza.
De acordo com a denúncia, o gestor teria usado a tradicional “Festa do Jacó” e a “55ª Missa do Vaqueiro”, ambas custeadas com recursos públicos, para enaltecer sua imagem. Segundo os documentos apresentados, o prefeito foi exaltado nominalmente pelo locutor do evento com expressões elogiosas e recebido com mais de cinco minutos de queima de fogos. Parlamentares também teriam feito discursos com conteúdo político, chamando o gestor de “prefeito da saúde, da educação, da infraestrutura” e “grande gestor”.
O descumprimento acarretará multa diária de R$ 50 mil, limitada inicialmente a R$ 150 mil, além de possível responsabilização por improbidade administrativa.
A Justiça também ordenou que a organização do evento adote, em até 48 horas, medidas para garantir o caráter institucional das festividades, vedando qualquer menção pessoal a políticos, salvo nos casos exigidos pelo protocolo.