Lula volta a defender soberania brasileira

Foto: Ton Molina/STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a soberania brasileira em meio às novas pressões dos Estados Unidos contra o país. As declarações do presidente ocorreram durante evento sobre educação no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (11).
"Este país está precisando de todos nós, porque o mundo está ficando mais perverso. O mundo está ficando mais nervoso, e nós precisamos de um país soberano, democrático, e que o povo brasileiro seja o único dono deste país", declarou o presidente.
Ainda durante o discurso Lula afirmou que a educação não foi prioridade do Brasil durante a história e citou o fato da primeira universidade brasileira ter sido criada apenas em 1920. Com isso, o Brasil foi o último país da América do Sul a fazê-lo.
“Esse número que o ministro Camilo citou, de que um terço da população não terminou o ensino fundamental, é resultado do descaso com a educação. Nós resolvemos mudar a regra do jogo. Educação custa, porque precisa de infraestrutura, laboratórios, conhecimento científico e professores bem pagos”, disse.
O presidente também anunciou planos para alfabetizar 80% das crianças até 2030 e também citou que, até o final do seu mandato, terá entregado 785 institutos federais. “O país será igual quando o filho do trabalhador disputar vaga com o filho do patrão”, declarou.
Com informações do G1.