Mendonça Filho vota contra aumento do IOF

O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE) foi um dos 383 parlamentares que votaram a favor do projeto que anulou os decretos do governo Lula que aumentavam o IOF em operações financeiras.
Após a votação, ele publicou um vídeo comemorando a decisão e reforçando sua oposição ao aumento de impostos.
Mendonça explicou que a medida do governo afetaria diretamente a população mais pobre.
“Quando você vai contratar um crediário, comprar uma geladeira no prazo, ou toma um empréstimo no banco, seja cheque especial ou qualquer outro tipo de crédito, você paga mais. Isso encarece a vida dos mais pobres, porque cria um custo adicional que antes não existia. A derrubada do IOF beneficia justamente quem mais precisa de crédito”, afirmou.
“O Congresso atendeu ao grande anseio da população brasileira. Ninguém aguenta mais pagar imposto. O aumento do IOF encarece o crédito e dificulta a vida do trabalhador, do pequeno e médio empresário”, reforçou. “Felizmente, o Congresso seguiu aquilo que a maioria do povo queria: dizer não ao aumento do IOF”, completou.
Em maio, quando os decretos foram anunciados, Mendonça já havia se posicionado contra o aumento, chamando a medida de injusta e criticando a política tributária do governo. Na época, ele também ironizou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamando-o de “Taxad”.
O IOF incide sobre operações como crédito, câmbio, seguros e compras internacionais com cartão. A proposta aprovada derruba os aumentos previstos pelo governo, como a alíquota para cartões, que subiria de 3,38% para 3,5%.