Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Opinião | O PT marilhou?


Por: REDAÇÃO Portal

16/10/2022
    Compartilhe:

 

     Não é de hoje que quem deseja entender o fenômeno da política nacional acaba em um pântano e aqui em Pernambuco o desafio parece ser maior. Nunca foi velado o desejo da deputada Marília Arraes em disputar o governo de Pernambuco. Acontece que em outro momento, teve o seu nome rifado para satisfazer o projeto do senador paulista. Embora, para os que acreditam em projeto nacional, era o discurso propagado. Mas depois de perceber que mais uma vez seria preterida dentro do partido, a deputada resolveu filiar-se ao Solidariedade e assim garantindo o seu nome na disputa ao Palácio do Campo das Princesas. Postas à mesa as candidaturas ao governo estadual, viu-se o PT mais uma vez subordinado ao controle da segunda ave liberta por Noé.
      Fruto da composição nacional, o líder maior do PT nacional, se viu encurralado em ter que subir no palanque que não era dos seus sonhos, mas para honrar o que havia sido acordado para composição da chapa local. Receoso de acontecer o que ocorreu em 2006, quando teve que dividir a presença de Lula em dois palanques, o PT deixou claro que não abriria mão da vaga do senado, garantindo exclusividade da presença do candidato à Presidência da República. Acreditando que conseguiria tolher o avanço da Frente Pernambuco na Velha.
     Depois de 16 anos, a Frente Populista não conseguiu lograr êxito nas urnas e se viu forçada em compor com a deputada Marília Arraes. Fazendo parte da mesma frente, também não restou outra saída aos líderes do PT local, vez que, parte do partido já havia “marilhado”, desde o primeiro turno. Ou foi por acaso que o partido expulsou alguns quadros? E por falar em expulsão, não foi apenas o PT que adotou medidas draconianas para com alguns filiados. Acontece que, agora no segundo turno, nem todos estão seguindo a orientação dos partidos. Sofrerão o mesmo tipo de penalidade, ou o apoio no segundo turno é apenas para não sofrerem de isolamento?

     Olinda, 17 de outubro de 2022.
      Sem ódio e sem medo.


      Hely Ferreira é cientista político.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook