Opinião | Prazo de garantia

Muito se tem especulado, qual ou quais serão os candidatos ao governo de Pernambuco, apoiados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Parte da especulação é fruto dos possíveis nomes que entrarão na disputa. De um lado, os que desejam e acreditam que o atual prefeito da capital pernambucana será um deles. Do outro, os que entendem que naturalmente a governadora tentará a reeleição. Como na política as alianças não são eternas, fica-se na expectativa de quem terá o apoio do Planalto Central.
Muitos acreditam que naturalmente caso o prefeito do Recife resolva ser candidato ao governo de Pernambuco, terá o apoio de sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil. Qual a garantia? Será que esqueceram a máxima do Cardeal Richelieu? Se o critério para apoiar algum candidato fosse a coerência, em 2022 Lula de forma explícita deveria ter declarado apoio a candidatada do Solidariedade. Lembremos que a mesma esteve ao lado dele até nos momentos mais difíceis da vida política do petista e não apoiou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Porém, sua fidelidade não foi suficiente. Aliás, geralmente na política, os fieis são os menos lembrados e reconhecidos, geralmente os preferidos são os aliados de última hora.
Ao se falar na candidatura a reeleição da governadora, paira no ar algumas dúvidas e com certeza as mesmas não são cartesianas. Tomando como ponto de partida a postura adotada pela então candidata, os utópicos reverberam que não haverá nenhuma possibilidade em ser agraciada com a benção oficial do governo federal. Será? Historicamente a mesma começou sua militância política partidária no mesmo partido que o prefeito do Recife, mas por circunstâncias alheia a sua vontade, filiou-se para disputar a prefeitura da capital do agreste em outro partido. Sendo assim, o que lhe impede em ser a candidata preferida do presidente da república?
Outra possibilidade é o presidente adotar a mesma postura que tomou em 2006, quando “agradou” aos dois candidatos. Caso opte pelas duas candidaturas, certamente, o mais prejudicado será o candidato do PSB.
Olinda, 05 de fevereiro de 2025.
Sem ódio e sem medo.
Hely Ferreira é cientista político, membro do IHO e da APEL.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Vereadores de Lajedo aprovam título de cidadão para o deputado estadual Álvaro Porto
O autor da proposta foi o vereador Flaviano Quintino