Pernambuco lança Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa
Foto: Divulgação
O Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (30), o Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa, na cidade de Aveiro, em Portugal, onde a governadora Raquel Lyra (PSDB) e comitiva cumprem agenda. A iniciativa conta com investimento de R$ 2,5 milhões, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Durante a cerimônia também foi anunciada a criação do primeiro programa de formação internacional em parceria com o governo português.
“Além do apoio financeiro, as empresas que vierem para Aveiro terão todo o apoio para se firmarem aqui de maneira legalizada. Temos uma sólida parceria com o Porto Digital para manter um planejamento estratégico mais focado no desenvolvimento de políticas públicas como esta que concretizamos hoje", destacou Raquel Lyra.
O objetivo do Programa de Aceleração é ampliar o alcance das empresas nos mercados globais para se manterem competitivas, aproveitando novas oportunidades de negócios e fontes de financiamento internacional, dando destaque para o acesso ao mercado europeu através do Porto Digital Europa. A iniciativa vai subsidiar a inserção de dez startups pernambucanas, por ano, nos mercados globais durante quatro anos.
De acordo com a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, o programa deve gerar impacto na geração de novos empreendimentos e no desenvolvimento de protótipos
“Nosso principal objetivo é incentivar a transformação digital das atividades produtivas, da distribuição e comercialização nacional e internacional das empresas de Pernambuco, fomentando a participação do ecossistema pernambucano no mercado global, para gerar competitividade e resiliência", pontuou.
O programa prevê uma jornada empreendedora que se inicia ainda no Brasil, abrangendo etapas de diagnóstico do negócio e de formação e orientação online para a missão na Europa, com duração de quatro meses. Na etapa presencial em Aveiro, as equipes estarão imersas em mentorias e formações, recebendo todo o apoio para constituição e legalização da empresa em Portugal durante seis meses, além do suporte e networking para captação de clientes, recursos e espaço físico para trabalho nas dependências do Porto Digital Europa.
O diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem, afirmou que a instituição vai ao encontro do que o Governo de Pernambuco tem desenvolvido.
"É uma honra receber a governadora Raquel Lyra no Porto Digital Europa, uma iniciativa que tem total conexão com os planos do Estado. Esperamos contribuir e desenvolver oportunidades para as pessoas, com mais negócios, tecnologia e inovação", afirmou.
Na ocasião, o Porto Digital Europa ainda lançou o primeiro Plano de Formação Modulares e Certificadas. A iniciativa vai capacitar profissionais em habilitações para novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Blockchain e Cyber Segurança. Os programas de formação serão ofertados na modalidade presencial e no formato à distância, com duração de 36 meses e capacidade para 1.950 participantes. Parte de um programa do governo português, o Plano de Formação inaugura a primeira captação internacional de recursos do Porto Digital Europa para execução no continente europeu.
O country manager do Porto Digital Europa, João Barbosa, ressaltou que há um compromisso em ajudar as empresas para contribuir com os negócios. “As empresas que queiram entrar no Brasil encontram no Porto Digital um ecossistema seguro e esta é uma oportunidade para fazer esta conexão acontecer", comentou.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
Nísia Trindade, ministra da Saúde, cumpre agendas no Recife para anunciar investimentos
Ministra desembarca na capital pernambucana na próxima segunda-feira (4)