Prefeitura do Recife nomeia 114 novos servidores para Assistência Social e Combate à Fome

Foto: Vanessa Âlcantara
A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (15), a convocação de 114 servidores aprovados em concurso público para atuar na Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS).
O objetivo é reforçar a rede socioassistencial da cidade, ampliar os serviços voltados à população em situação de vulnerabilidade e assegurar a continuidade de programas estratégicos, como o “Recife Sem Fome" e o “Recife Acolhe”.
A convocação atende à necessidade de expandir o Sistema Único de Assistência Social (Suas), as políticas sobre drogas e o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que oferecem programas, serviços e benefícios a pessoas em situação de risco social, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, e a indivíduos que necessitam de proteção social temporária.
Entre o público atendido estão crianças, adolescentes, adultos, pessoas idosas, pessoas com deficiência e em situação de rua, por meio de equipamentos como CRAS, CREAS, Centros POP, abrigos noturnos, serviços de acolhimento, Cozinhas Comunitárias e hotéis sociais, além do Serviço Especializado de Abordagem Social.
"Sábado começando com notícia boa! A gente está nomeando 114 novos profissionais para a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. A gente vai fortalecer os programas Recife sem Fome e Recife Acolhe, específicos para pessoas em situação de rua. Com isso, a gente vai reforçar os nossos equipamentos: CRAS, CREAS, Centros POP, casas de acolhida”, explicou o prefeito João Campos.
“Assim, a gente vai ter a rede de assistência fortalecida. Quero parabenizar a secretária Pâmela Alves e toda a equipe de Assistência Social e dizer aos novos profissionais que são bem-vindos. Venham trabalhar pelo Recife", acrescentou.
Para a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, a iniciativa representa um avanço estratégico. “Com a convocação desses profissionais, vamos garantir que mais pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso a serviços essenciais e acompanhamento qualificado. É um passo importante para reforçar nossa política de proteção social, fortalecer a segurança alimentar e oferecer oportunidades de inclusão para toda a população”, destaca Pâmela.
Além de reforçar especialmente o programa Recife Acolhe, com a ampliação de sua atuação junto à população em situação de rua, a secretaria intensifica o combate à fome por meio do programa Recife Sem Fome, que integra 20 equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), entre eles Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Banco de Alimentos e o Programa do Leite, que atende crianças de até 12 meses em situação de vulnerabilidade nutricional. Atualmente, esses serviços beneficiam 100 famílias com fórmulas lácteas e distribuem, diariamente, cerca de 2.000 refeições nos diversos equipamentos.
Distribuição dos 114 servidores convocados:
- Agente Administrativo: 29
- Assistente Social: 31
- Psicólogo: 21
- Pedagogo: 8
- Terapeuta Ocupacional: 3
- Educador Social: 22