Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Alepe faz audiência pública nesta segunda sobre usina de Itacuruba


Por: REDAÇÃO Portal

Reunião tem por finalidade recolher informações sobre as vantagens e desvantagens desse investimento

Reunião tem por finalidade recolher informações sobre as vantagens e desvantagens desse investimento

Foto: Alepe

06/10/2019
    Compartilhe:

A instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão de Itaparica, será tema de uma audiência pública nesta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O idealizador é o o deputado Alberto Feitosa (SD).

 A reunião, promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática, tem por finalidade recolher informações sobre as vantagens e desvantagens desse investimento que irá gerar, se a construção da usina for feita em 10 anos, um retorno de aproximadamente R$ 750 milhões de ICMS para o Estado e 150 milhões de ISS para o município por ano.

Atualmente, há 444 usinas nucleares em operação, o que equivale a 11% da produção de energia elétrica mundial, funcionando há mais de 20 anos consecutivos, operando 24 horas por dia. 

Segundo estudos da Eletronuclear, o município de Itacuruba, em Pernambuco, reúne as condições ideais para abrigar uma Central Nuclear com seis unidades totalizando 6.600 megawatts de capacidade instalada, o equivalente a toda produção de energia da Chesf.

A audiência pública terá uma palestra da professora Helen Khouri (Departamento de Energia Nuclear da UFPE), Carlos Brayner (Diretor Geral do Centro Regional de Energia Nuclear no Nordeste, Professor e Consultor em Energia Nuclear), Carlos Mariz e João Henrique de Araújo Neto (diretor  de Operações da Chesf). 

Também estarão presentes os demais parlamentares que compõem a Comissão de Ciência e Tecnologia e o prefeito do município de Itacuruba, Bernardo de Moura Ferraz (PSB).

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook