Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Alunos da rede municipal do Recife disputam Olimpíada Mundial de Robótica


Por: REDAÇÃO Portal

Torneio acontecerá na Hungria, em novembro

Torneio acontecerá na Hungria, em novembro

Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

03/10/2019
    Compartilhe:

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife conquistaram a vaga na Olimpíada Mundial de Robótica, na categoria júnior, informou nesta quarta-feira (2) a assessoria do prefeito Geraldo Júlio (PSB). 

O torneio acontecerá na cidade de Győr, na Hungria, entre os dias 8 e 10 de novembro. Os três alunos são das escolas municipais João XXIII e Hugo Gerdau.
Essa é a segunda experiência dos alunos da rede na chamada Word Robot Olympiad (WRO). 

Em 2014, os estudantes da Prefeitura do Recife participaram como convidados para a competição que aconteceu na Rússia, já por conta do destaque do aprendizado em robótica. Em 2016 e em 2017, os alunos ficaram em oitavo lugar na Robocup – Campeonato Mundial de Robótica, que aconteceu na Alemanha e no Japão, respectivamente.

A equipe que irá para a Hungria é formada pelos estudantes Lorena Brito Lopes (15), Jamesson Kawa da Silva Nascimento (14) e Edson Cristiano Matias dos Santos (13) irá resolver desafios robóticos, exclusivamente com materiais Lego. 

Eles receberam a notícia na noite da terça-feira (01), durante uma aula do Clube de Robótica do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec) da Prefeitura do Recife. Os pais de todos os alunos estavam presentes e ficaram emocionados com a classificação.

Com o tema “Cidades Inteligentes”, a categoria Junior High vai encarar a missão da “Iluminação Inteligente”, que é projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. O robô deverá tirar novas luzes inteligentes da área de armazenamento e as levar para diferentes ambientes (área vermelha, azul, amarela e verde) na construção. 

Além disso, o robô deverá encontrar as lâmpadas antigas e as levar para área de lixo. Dessa forma, o robô pode modernizar o sistema de iluminação da construção e ajudar a economizar energia. Essa prova foi disputada na etapa nacional, em setembro, em São Paulo.

“A nossa equipe foi a única a alcançar o primeiro lugar das escolas públicas na etapa nacional da competição. Isso mostra a preocupação que temos com a qualidade do ensino e o futuro dos nossos alunos. Existe a possibilidade desses jovens virarem professores, técnicos, ou ainda entrarem em alguma empresa e fazer com que outros jovens tenham a oportunidade de competir também no futuro”, declarou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação.

A Word Robot Olympiad (WRO) é um evento para a ciência, tecnologia e educação, que reúne jovens de todo o mundo para desenvolver a sua criatividade e as habilidades de resolução de problemas através de competições de robótica desafiadoras e educacionais. 

As escolas precisam formar equipes de três alunos cada onde os alunos precisam criar, projetar e construir robôs que se parecem ou se comportam como um atleta humano.

A competição começa a partir de etapas preliminares até o julgamento final, que credencia a equipe vencedora para o mundial na Hungria.

No âmbito  nacional, os estudantes da rede municipal de ensino do Recife já conquistaram o primeiro lugar da OBR Nacional  (2015, 2016) e, em 2018, o terceiro lugar na mesma competição. Na competição Larc, em 2016, eles ficaram em quarto lugar; em 2017 ficaram em terceiro lugar; e, em 2018, em sexto lugar.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook