Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Bafômetros da Paraíba são vistoriados pelo Ipem de Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Do total, apenas um equipamento foi reprovado

Do total, apenas um equipamento foi reprovado

Foto: Reprodução internet

10/09/2019
    Compartilhe:

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) vistoriou nesta terça-feira (10) 34 “bafômetros” utilizados pelo Detran da Paraíba. Do total, apenas um foi reprovado.

Principal instrumento da “Lei Seca” para diminuir acidentes por embriaguez, o “bafômetro” exige certificação técnica periódica para garantir resultados confiáveis.  Antes de serem comercializados, os fabricantes ou importadores precisam submetê-los a uma verificação inicial para garantir que os instrumentos afiram corretamente a concentração de álcool encontrada no ar expirado.

No caso de aprovação, o IPEM-PE emite certificado e laudo de exame metrológico e o aparelho é identificado mediante uma etiqueta de verificação afixada em lugar visível ao usuário. A verificação tem validade de um ano.

Findo esse prazo, o instrumento precisa ser submetido à nova verificação metrológica, denominada verificação subsequente, a qual deve ser repetida anualmente ou sempre ou que tiver sofrido algum reparo.

O sistema simula o sopro de um indivíduo e é acionado por uma válvula ligada a um pedal que libera o fluxo de ar a ser medido pelo “bafômetro”. O primeiro teste é feito apenas com ar sintético, sem álcool. Em seguida são realizados ensaios com três concentrações diferentes de  etanol  em água.

“A confiabilidade metrológica nestes instrumentos é de grande importância, pois colabora para o processo educativo que resulta na cultura de segurança, assumindo o papel de elemento inibidor de acidentes no trânsito”, afirma Adriano Martins, presidente do Ipem-PE.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook