Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Baiano de Feira de Santana é o novo bispo de Caruaru


Por: REDAÇÃO Portal

Dom José Ruy Gonçalves foi empossado neste sábado

Dom José Ruy Gonçalves foi empossado neste sábado

Foto: Reprodução internet

22/09/2019
    Compartilhe:

Natural da cidade de Feira de Santana (BA), Dom José Ruy Gonçalves foi empossado neste sábado como o 5º bispo da Diocese de Caruaru. Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas a prefeita Raquel Lyra (PSDB) e o secretário Pedro Eurico (Criança e Juventude).

Antes da posse, o bispo desfilou em carro aberto pela Avenida Agamenon Magalhães junto com o seu antecessor, Dom Bernardino Marchió e o vigário-geral da Diocese, Monsenhor Olivaldo Pereira. 

Às proximidades do Grande Hotel, no cento da cidade, foi saudado pela Banda de Música do 4º BPM e logo depois seguiu a pé até a Catedral de Nossa Senhora das Dores. 

Em breves palavras, a prefeita saudou o novo bispo com essas palavras: “Nós somos uma terra, como o senhor bem conhece, que vem do Nordeste brasileiro, terra cheia de desafios, cheia de desigualdades. Uma terra de gente de muita fé, de gente empreendedora, trabalhadora, comprometida com o próximo, que mesmo em momentos de adversidades políticas e econômicas, mesmo nesses momentos, podemos olhar uns para os outros”.

E continuou: “Quando o Papa Francisco fala sobre o grande pacto pela educação, é isso que precisamos falar. Que possamos ter uma sociedade mais justa. Espero que, assim como Dom Dino (Bernardino Marchió), o senhor possa nos dar as mãos, não só para a Igreja Católica, mas para todos. 

Durante esta celebração, foi realizada a leitura da bula papal e a entrega do báculo, símbolo do pastor que cuida do eu rebanho. A primeira missa do novo bispo foi campal num grande palco montado em frente à Catedral. 

“O dia 21 de setembro torna-se um dia histórico pela posse do 5º bispo da Diocese de Caruaru, mas é também o início da primavera, como o calendário nos lembra. O início da primavera é também para a Igreja a lembrança do papa bom, João XXIII e também a marca do ‘setembro amarelo’ (dia de prevenção ao suicídio), pois quantas pessoas têm tirado a sua própria vida todos os dias? A Igreja não pode fechar os olhos para esta realidade”, disse o novo bispo.

Em seguida, Dom Rui disse o seguinte: “Quatro bispos me precederam, foram lembrados com carinho por Dom Bernardino em quatro capítulos, e hoje se inicia mais um. Mais bonito que celebrar a chegada de um novo bispo, mais bonito do que o início da primavera, é celebrar neste dia a festa de São Mateus”.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook