Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Câmara do Recife vai homenagear os 40 anos do centro Josué de Castro


Por: REDAÇÃO Portal

Centro é pioneiro no Nordeste em estudos e levantamentos sobre políticas públicas para a região

 Centro é pioneiro no Nordeste em estudos e levantamentos sobre políticas públicas para a região

Foto: Câmara Municipal do Recife

13/09/2019
    Compartilhe:

No próximo dia 19, às 15h, a Câmara Municipal do Recife vai prestar uma homenagem ao Centro Josué de Castro pelos seus 40 anos de fundação.

O Centro é pioneiro no Nordeste em estudos e levantamentos sobre políticas públicas para a região. A iniciativa é do vereador Jayme Asfora (sem partido).
 
Fundado em 1979 por pesquisadores pernambucanos, o Centro, localizado no bairro da Boa Vista, tem como coordenador a  advogada Nanci Lourenço e conta em seus quadros, dentre outros, com o sociólogo José Arlindo Soares, o economista Sérgio Buarque e o cientista político Antonio Lavareda.
 
“Foi durante o processo de redemocratização que o Centro analisou a experiências de gestão democrática vivida em cidades como Fortaleza, Santos e Porto Alegre, com foco na valorização do poder local. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Comunidade Europeia, que culminou com a publicação do livro ‘Os desafios da gestão municipal democrática’”, lembra Jayme Asfora.

Já nos anos 90, disse o vereador, o Centro fez um trabalho de pesquisa na Zona da Mata de Pernambuco e constatou que 25% da mão de obra da região eram oferecidas por crianças e adolescentes. A pesquisa teve repercussão nacional e internacional e culminou com a criação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

O Centro homenageia o ex-deputado e grande médico pernambucano Josué de Castro, que escreveu o livro mundialmente famoso “Geografia da Fome”. Já está disponível para visitação o acervo documental do escritor.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook