Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Comemora-se o que neste 15 de outubro?


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 15 de outubro de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 15 de outubro de 2019

Foto: Agência Brasil

14/10/2019
    Compartilhe:

Comemora-se hoje em todo o país, ou pelo menos se deveria comemorar, o Dia do Professor. Num país em que se fala tanta em educação que é uma área em que, infelizmente, temos dado passos para trás, não há o que comemorar neste dia 15. A data serve mais como um alerta a fim de chamar a atenção dos brasileiros para este grave problema que aflige o país e o seu povo. Deu-se um passo importante no governo FHC quando foram criados o piso nacional dos professores e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, mas na questão salarial continuamos patinando. Como melhorar a educação básica num país continental como o nosso, em que em muitos estados pagam menos de R$ 2 mil a um professor, que é menos de um quinto do que ganha um ascensorista do Senado? Lei de Diretrizes da Educação é importante, assim como o Fundeb, o Ideb e o piso nacional dos professores. Mas tão importante quanto esses é a remuneração dos mestres. Ou alguém imagina que um professor que ganha R$ 1,8 mês tem como manter-se preparado e atualizado para educar os seus alunos? 

O prejuízo

O ex-deputado José Humberto, presidente regional do PTB, corrige um equívoco desta coluna. O ex-prefeito de Panelas, Sérgio Miranda, não era filiado ao PTB quando se filiou ao MDB e sim ao PSB, tanto ele como a prefeita Joelma Campos. “Portanto, se alguém perdeu nessa troca não fomos nós e sim o PSB, ao qual Miranda estava filiado desde 2015”.

Sem ruído

José Humberto afirma também que não é do seu conhecimento nenhuma insatisfação da parte de petebistas dos municípios de São Lourenço, Camaragibe e Igarassu. Eles continuam muito próximos do ex-senador Armando Monteiro, que nunca lhe faltou com a solidariedade em nenhum momento. 

Candidato avulso

Num país em que a lei permite criar partido como o PROS, PTC, PRTB e PRP, o Congresso deveria permitir também “candidaturas avulsas” a fim de resolver a vida de Felipe Carreras (PSB-PE) e Tabata Amaral (PDT-SP), que se encontram insatisfeitos em suas atuais legendas. Macron se elegeu presidente da França como candidato avulso,

Falta o principal

Criou-se uma grande expectativa na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos depois que o governador Paulo Câmara nomeou para comandá-la uma engenheira de apenas 33 anos, ligada ao prefeito Geraldo Júlio (PSB): Fernanda Baptista. Só que ela enfrenta o mesmo problema que aflige todos os seus colegas: falta de dinheiro.

Fidelidade canina

Durante o período em que ficou afastado da prefeitura do Cabo acusado de irregularidades na gestão previdenciária do município, o prefeito Lula Cabral (PTB) não perdeu a solidariedade do vice, Keko do Armazém (PDT). Fosse ele um vice mais ambicioso, teria feito gestões na Câmara Municipal para cassar o mandato do prefeito.           

Segunda instância

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, pautou para a próxima quinta-feira (17) o julgamento de um tema explosivo: três ações declaratórias de inconstitucionalidade do cumprimento de pena após condenação em segunda instância. Segundo o advogado José Paulo Cavalcanti Filho, doas 191 países que integram a ONU, só três, entre eles o Brasil, prevêm recursos à terceira instância. 

Conta a terceira

Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Edson Fachin (relator da Lava Jato no SFT) são a favor da prisão após condenação em segunda instância. Já os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Celso de Mello e Ricardo Lewandowsky são contra, o que beneficia o ex-presidente Lula.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook