Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Dois avanços para serem comemorados


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 9 de agosto de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 9 de agosto de 2019
08/08/2019
    Compartilhe:

O governo Paulo Câmara obteve duas boas notícias no decorrer desta semana, dignas de comemoração. A primeira na área de segurança e a segunda na área de educação. No tocante a primeira, Pernambuco registrou no último mês de julho uma redução de 28% no número de crimes letais intencionais contra a vida (assassinatos) em relação à igual período de 2018. Foram 245 homicídios este ano, ante 341 do ano anterior. Foi o 20º mês consecutivo em que se registra queda no número de assassinatos e o 23º no número de crimes contra o patrimônio. Isto não significa dizer que estamos no melhor dos mundos porque Pernambuco ainda continua sendo um dos estados mais violentos do Brasil, com taxa de 45 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes. E sim que o programa “Pacto pela vida” voltou paulatinamente a dar resultados. A outra boa notícia veio da área de educação. O Estado continua avançando na avaliação do Idepe (Índice de Desenvolvimento do Ensino), saindo de 4,5 em 2017 para 4,7 em 2018, ante um índice nacional de 3,5. Também não significa dizer que temos uma educação de boa qualidade sim que o programa de interiorização das escolas de tempo integral foi muito bem vindo e que está dando os resultados que a população espera dele.

Sorriso no rosto

E educação de Brejinho (Pajeú) obteve o 2º lugar geral, em Pernambuco, na avaliação feita pelo Idepe. Juntou-se a outros municípios sertanejos como Triunfo, Tuparetama, Flores e Quixaba, onde a educação também avançou. Para receber o prêmio, a prefeita Tânia Maria (PSB) trouxe em sua companhia a secretária Silvana Teles (educação).

Vitória dupla

O prefeito afastado do Cabo, Lula Cabral (PSB), teve duas boas notícias esta semana. Primeira, a adesão ao seu grupo político do professor Gleydson Goes, que foi candidato a prefeito em 2016 pelo PSOL e obteve 9.608 votos. A segunda foi o arquivamento, pela Câmara Municipal (8 x 3), do processo que pedia o seu afastamento do cargo.

Novo escritório

Pré-candidato a prefeito de Garanhuns no próximo ano, o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) vai inaugurar hoje às 19h, no bairro Heliópolis, o seu novo escritório político. É de lá que pretende comandar as articulações para construção do seu palanque com firme e decidido apoio do governador Paulo Câmara e partidos da Frente Popular.

Dissidente de coragem 

O deputado Felipe Carreras (PSB) não se mostra nenhum pouco preocupado com a indignação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, por ter votado em segundo turno a favor da reforma da previdência. Agora é aguardar para ver se o Conselho de Ética terá coragem para expulsar os 10 parlamentares que votaram a favor da PEC.

Ofensas continuam

O presidente Jair Bolsonaro, além de ter determinado à Petrobrás o cancelamento de contratos que tinha com o escritório de advocacia de Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB e filho do desaparecido político Fernando Santa Cruz, fustigou a entidade dizendo que ela arrecada “bilhões” e não é auditada por ninguém.

De difícil aprovação

Após a aprovação da reforma da previdência, o debate no Congresso será tomado pela reforma tributária, que é desejada por cidadãos, trabalhadores e empresários, porém de difícil aprovação. Os secretários de Fazenda dos 27 estados elaboraram uma proposta para discussão, mas resta ainda saber de ela é do agrado da União e dos municípios.

Em defesa dos jornais

O conceito de Rodrigo Maia cresceu muito na imprensa escrita após as críticas dele à Medida Provisória de Bolsonaro desobrigando as empresas a publicarem seus balanços nos jornais. Poderão fazê-lo, sem custos, no site da CVM ou no Diário Oficial da União. Maia disse que os jornais não estão preparados para perder essa receita. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook