Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

É bom ter Rodrigo como opção para 2022


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 5 de novembro de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 5 de novembro de 2019

Foto: Agência Câmara

04/11/2019
    Compartilhe:

Líderes ruralistas de Pernambuco prestaram ontem uma justa homenagem ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Foi em reconhecimento ao esforço dele no sentido de reduzir a importação de etanol dos Estados Unidos, algo que contrariava frontalmente a indústria canavieira nordestina e sua produção de etanol de cana. Maia atendeu aos reclamos da bancada federal pernambucana e interferiu pesadamente contra a importação de um bem de que o Brasil não está precisando. Justa foi, portanto, a homenagem que lhe foi prestada, extensiva ao fato de ter sido o principal condutor da aprovação da reforma previdenciária. Bom que tenha havido esse reconhecimento, pois brasileiro geralmente gosta de pedir mas nem sempre lembra de agradecer. Maia é o mais importante quadro político que a Câmara legou ao Brasil nos últimos cinco anos, após o fim do reinado de Eduardo Cunha. Trata-se de um liberal-conservador na legítima acepção do termo, que está concluindo um estágio na presidência da Câmara à espera de responsabilidades maiores. É bom que o país prepare quadros como ele, pois a era Lula vai ficando para trás e o governo Bolsonaro é, até agora, uma grande incógnita. 

Ponte estratégica

O prefeito Joaquim Neto (PSDB) e o secretário de Infraestrutura de Gravatá, Euclides Gomes, assinaram ontem a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica das ruas Waldemar de Oliveira e Adolfo Poroca, bem como para a construção da ponte que ligará o bairro da Cohab II ao Porta Florada. As obras vão custar R$ 4,5 milhões.

Araripina I

Augusto Coutinho, presidente regional do Solidariedade, encomendou pesquisa em Araripina que mostra o seguinte quadro para prefeito: ex-deputado Emanuel Bringel (PSDB) 36%, Tião do Gesso (SD) 26%, prefeito Raimundo Pimentel (PSL) 14% e médico Aluísio Coelho (sem partido) 6%. Tião é o candidato de Coutinho.

Araripina II

Quando Bringel (pai) é substituído por Bringel Filho (PSDB), atual vice-prefeito, este aparece com 25%. A deputada Roberta Arraes (PP) não é candidata, tampouco seu marido, Alexandre Arraes (PSB), que já foi prefeito. Ela se propõe a apoiar Bringel em troca do apoio dele à sua reeleição em 2022. As conversas estão adiantadas. 

Redação do Enem

O tema da redação do Enem, “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”, deixou milhares de estudantes completamente perdidos. Eles apostavam em temas mais atuais como o vazamento de óleo no litoral nordestino. Só que o cinema nacional esteve recentemente na ordem do dia após ameaça feita por Bolsonaro de extinguir a Ancine.

Chapa competitiva

Apesar de o prefeito Anderson Ferreira (Republicanos) ser franco favorito na disputa eleitoral de Jaboatão, as oposições começam a se organizar para não deixar a eleição sem graça. O PP, por exemplo, já colocou sua chapa nas ruas. Ela terá o deputado Joel da Harpa na cabeça e o ex-deputado Manoel Neco na vaga de vice.

Agenda cansada

Paulo Câmara já foi pelo menos 10 vezes a Brasília conduzindo a mesma pauta em favor de Pernambuco: apelo ao Ministério da Infraestrutura para retomar as obras da Transnordestina e ao Ministério do Desenvolvimento Regional para concluir as obras da Adutora do Agreste. Essa mesma pauta também foi entregue ao presidente Bolsonaro. 

O fato novo

O “fato novo” da eleição para prefeito do Recife, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, é a delegada Patrícia Domingos, que chefiou a Decasp até 2018. Ela aparece com 9,6% de intenções de voto, sem estar filiada a partido e nunca ter dito que é candidata. Daniel Coelho (CID) com 20% e Marília Arraes (PT) com 15% já era esperado.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook