Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Eletrobrás não será mais “vendida” e sim “capitalizada”, garante ministro


Por: REDAÇÃO Portal

Bento Albuquerque diz que processo de "capitalização" será conduzido junto com o Congresso Nacional

Bento Albuquerque diz que processo de
20/08/2019
    Compartilhe:

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje (20) a representantes de bancos de investimento que um de seus maiores desafios à frente da pasta é explicar aos brasileiros que a estatal não será mais “vendida”, como deseja o ministro Paulo Guedes (Economia), e sim “capitalizada”, e que o processo será conduzido junto com o Congresso Nacional. 

Disse também que os “7 passos” a serem percorridos até a desestatização da empresa tiveram início ainda na gestão do seu antecessor, o deputado pernambucano Fernando Coelho Filho (DEM-PE), que comandou a pasta no governo do presidente Michel Temer.

Segundo o ministro, é necessário autorização do Congresso para reincluir a Eletrobrás no Plano Nacional de Desestatização e também para separar a Itaipu Binacional e a Eletronuclear do “pacote” que será desestatizado.

Além disso, acrescentou, o Congresso também precisa aprovar que a empresa possa migrar para o mercado de produção independente de energia.

“A Eletrobrás, infelizmente, perdeu a condição de investir. Ela necessita ser capitalizada para adquirir capacidade de investir e participar da nova fase de crescimento econômico do país”, afirmou.

Disse também que a empresa já foi responsável por mais de 60% da geração de energia elétrica do país e hoje gera apenas 30%.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook