Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Geraldo Júlio participa em São Paulo de evento sobre o futuro


Por: REDAÇÃO Portal

Prefeito do Recife apresentou num painel sobre cidades sustentáveis

Prefeito do Recife apresentou num painel sobre cidades sustentáveis

Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

10/11/2019
    Compartilhe:

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), participou em São Paulo neste final de semana do “Welcome Tomorrow 2019”, o maior evento sobre o futuro já realizado no Brasil.

Ele apresentou num painel sobre cidades sustentáveis o modelo de consultas públicas utilizado no Recife, destacando a participação popular através da plataforma colab nas ações desenvolvidas na prefeitura como o Plano Diretor, o programa Recife 500 Anos, avaliação dos Compaz. A conferência aconteceu no São Paulo Expo, em São Paulo. 
 
“O cidadão não quer só opinar. Ainda tem gente que entra na rede social, faz uma crítica e acha que fez seu papel. Tem muito mais gente querendo ir além da crítica pela crítica. O cidadão hoje quer que a solução passe por ele. Quando o cidadão é parte da solução, ele se envolve até o fim, se compromete”, afirmou o prefeito. 
 
No painel de que participou, ele apresentou o tema “Consultas públicas como ferramenta para a construção de um governo democrático”, destacando ações importantes da gestão e como as consultas públicas e as pesquisas de opinião, apoiadas pela Colab, nortearam a administração para a construção de projetos mais eficientes para toda a cidade. 

O Colab, é uma ferramenta de gestão e instrumento de participação social, onde o usuário cadastra uma demanda e o órgão oficial responsável por ela responde.
 
O Plano Diretor foi um dos exemplos apresentados. Com o objetivo de traçar o ordenamento para o território da cidade, ele indica as diretrizes e os instrumentos urbanísticos necessários para o desenvolvimento do município de maneira planejada e equilibrada. Por indicação legal, a cada 10 anos esse documento precisa ser revisado. 

Para consolidação dos dados para a formulação do projeto de lei do Plano Diretor, a participação da sociedade se deu em um cronograma com cinco etapas. Foram seis consultas públicas nas Regiões Político-Administrativas, nove oficinas temáticas, uma audiência pública sobre o diagnóstico propositivo, seis audiências públicas devolutivas nas RPAs e quatro oficinas por segmentos, além de conferências, disse o prefeito.
 
As pesquisas de avaliação também são importantes ferramentas. Nos Centros Comunitários da Paz – Compaz -, concebidos com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário através de atividades de esporte, lazer, educação e oferta de serviços, pesquisa de avaliação pelo público possibilitou a revisão do acervo de livros da biblioteca.

O “Welcome Tomorrow” reuniu organizações internacionais e líderes governamentais com o intuito de ajudar empresas e profissionais a repensarem o valor do tempo e da vida através do viés da mobilidade, da gestão de tempo e do futuro do trabalho. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook