Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Gravatá e Paulista contra a violência


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 30 de agosto de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 30 de agosto de 2019
29/08/2019
    Compartilhe:

Gravatá foi uma das cidades que mais cresceram em Pernambuco nos últimos 15 anos em decorrência da duplicação da BR-232. Expandiram-se assustadoramente naquele município a rede hoteleria, o comércio, os pólos gastronômico e moveleiro, o calendário turístico, etc. Sendo natural, também, o crescimento da violência, dado que a bandidagem geralmente é atraída por municípios em ascensão. A boa notícia para o prefeito Joaquim Neto é que Gravatá está no rol dos municípios que irão receber nesta sexta-feira (30), no Recife, a certificação de “cidade pacífica” por ter tomado uma série de medidas para combater a criminalidade. Trata-se de um programa idealizado pelo Ministério Público, ao qual Gravatá aderiu em 2018 junto com mais 72 municípios pernambucanos. Em outro contexto está Paulista, cidade da área metropolitana, uma das cinco do país selecionadas pelo Ministério da Justiça para receber “tratamento de choque” visando à redução da criminalidade. O plano foi lançado ontem pelo presidente Bolsonaro e teve a presença do governador Paulo Câmara e do prefeito Júnior Matuto. O governador mantém-se distante do Planalto, mas sabe, neste caso específico, que o combate ao crime não pode ter partido nem coloração ideológica. 

Teste de força

O ex-deputado Eduardo Porto (sem partido) decidiu entrar na luta pela prefeitura de Jaboatão. Já foi vereador no município e atende a pedidos de ex-eleitores que gostariam de vê-lo na disputa. Como a eleição não se resolverá no 1º turno, nada tem a perder, politicamente, seja como futuro aliado ou opositor do prefeito Anderson Ferreira (PL).

Ninguém é de ferro

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), tirou 11 dias de férias para descansar, já que ninguém é de ferro, notadamente ele que costuma trabalhar 16 horas por dia. Passou o cargo para o vice, Toinho Almeida (PV), mas antes de iniciar o período do ócio vai participar hoje no DF da reunião do diretório nacional do seu partido.

Linhas regulares

A Rodoviária Caruaruense nega afirmação de Diogo Moraes (PSB) de que seriam “irregulares” as linhas de ônibus ligando Caruaru/Toritama/Santa Cruz do Capibaribe, o que justifica o “transporte alternativo”. Garante que há 19 linhas (ida e volta) ligando as três cidades às segundas e terças, 18 de 4ª a 6ª, 13 aos sábados, e 8 aos domingos.

Todos a favor

Já Daniel Coelho (CID) garante que a lei de sua autoria estabelecendo penalidades para quem frauda as regras do “transporte alternativo” teve o apoio unânime da bancada de Pernambuco. “Quem estava irregular, continua. O que a lei define são as penalidades que devem ser aplicadas a quem praticou a irregularidade”, disse o deputado. 

Sem tempo a perder

O deputado Fernando Rodolfo (PL) pediu ao TCU a instauração de auditoria especial nas prefeituras de Trindade e Ipubi para apurar indícios de fraude no transporte escolar. O TCU tem no seu rol de fiscalização 21 ministérios e 123 empresas estatais, donde se conclui que não perderá tempo com duas pequenas prefeituras do Araripe. 

Mudança de domicílio

O ex-prefeito Yves Ribeiro vai transferir hoje de Igarassu para Paulista o seu domicílio eleitoral. Ele já governou as duas cidades. Perdeu a disputa em Igarassu em 2016 para Mário Ricardo (PTB), e agora está de olho na sucessão do prefeito Júnior Matuto (PSB). Ainda pertence ao PSB, mas deverá filiar-se a outro partido ainda este ano.

Eminência parda

O ex-secretário Antonio Figueira, chefe da Assessoria Especial do Palácio das Princesas, não arquivou o projeto de disputar a única vaga do Senado em 2022 na chapa a ser encabeçada pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB). É tratado pelos aliados como “eminência parda” do governo Paulo Câmara. E isso basta para viabilizar-se.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook