Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Mesmo convalescendo de uma cirurgia, Cabral insurge-se contra capitalização


Por: REDAÇÃO Portal

Deputado manifestou-se sobre proposta do governo

Deputado manifestou-se sobre proposta do governo

Foto: Divulgação PSB

13/08/2019
    Compartilhe:

Ainda convalescendo de uma cirurgia cardíaca realizada em São Paulo, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) voltou a insurgir-se nesta terça-feira (13) contra a proposta do governo federal de introduzir na reforma da previdência a chamada “capitalização”.

Por esse sistema, que constava do projeto original mas foi retirado do texto pelo relator, Saulo Moreira (PSDB-SP), cada servidor contribuiria para a sua própria aposentadoria através de uma “poupança forçada”.

“O governo está propondo um combo. Ou seja, vote na capitalização e ganhe a inclusão de estados e municípios na reforma da previdência”, afirmou Danilo Cabral, o qual, no entanto, não acredita que a proposta será aprovada.

Segundo o representante do PSB, não há consenso sobre a “capitalização”, no Congresso, nem mesmo entre os partidos que apoiam o governo federal. Pelo sistema atual, os trabalhadores da ativa bancam a folha dos aposentados. 

O modelo de “capitalização” é adotado em 32 países, segundo a Federação Internacional de Administradores de Fundo de Pensão. Ele é alvo de diversos questionamentos, especialmente no Chile, onde aposentados estão recebendo menos que um salário mínimo.

Segundo Danilo Cabral, a “capitalização” sempre foi a “menina dos olhos” do ministro da Economia, Paulo Guedes, que trabalhou no Chile durante a ditadura de Augusto Pinochet quando ela foi implantada.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook