Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Moro cobra dos governadores criação de delegacias de combate à corrupção


Por: REDAÇÃO Portal

Pedido do ministro da Justiça foi feito durante seminário em Brasília

Pedido do ministro da Justiça foi feito durante seminário em Brasília

Foto: Agência Brasil

28/08/2019
    Compartilhe:

Durante palestra em Brasília num seminário promovido pela Polícia Federal, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, fez um apelo aos governadores para criarem em seus estados delegacias especializadas na investigação e prevenção de casos de corrupção. 

Segundo ele, esse é um dos critérios que o governo federal levará em conta ao calcular os percentuais do Fundo Nacional de Segurança Pública a que cada unidade da federação tem direito.

“Temos uma política que busca estimular os estados a criarem delegacias ou unidades especializadas em investigação de corrupção”, declarou o ministro, referindo-se à Portaria n° 631/2019, publicada no Diário Oficial da União no dia 9 de julho. 

“Não podemos compreender o enfrentamento da corrupção como uma tarefa exclusiva da Controladoria-Geral da União ou da Polícia Federal. É preciso que os estados desenvolvam melhores mecanismos de controle, prevenção e repressão”, disse o ministro.

Em Pernambuco, havia uma Delegacia Especializada (DECASP) em investigação de crimes contra o patrimônio público mas ela foi extinta pelo governador Paulo Câmara, sob protestos de partidos de oposição.

O Fundo Nacional de Segurança Pública foi instituído por lei em 2001, com o objetivo de garantir recursos para projetos, atividades e ações nas áreas de segurança pública e de prevenção à violência, observadas as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook