Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

O perfil parlamentar de Osvaldo Coelho


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 9 de outubro de 2109

Coluna Fogo Cruzado – 9 de outubro de 2109
08/10/2019
    Compartilhe:

A Câmara dos Deputados vai lançar no Recife, na próxima sexta-feira, o perfil parlamentar do ex-deputado Osvaldo Coelho, um dos mais importantes políticos pernambucanos do século passado. O livro, escrito pelo servidor da Câmara Ricardo José Pereira Rodrigues, já foi lançado em Brasília e em Petrolina, berço político da família Coelho. O lançamento no Recife insere-se na programação da XII Bienal Internacional do Livro, que está se realizando no Centro de Convenções. Osvaldo foi deputado federal por 8 mandatos e secretário da Fazenda de Pernambuco na gestão do irmão, Nilo, a partir da qual Petrolina começou a desenvolver-se graças aos projetos de irrigação implantados no vale do São Francisco. Osvaldo sempre se considerou um “deputado distrital”, com atuação restrita a Petrolina e municípios do entorno. Ela entendia que “deputado de varejo” (votado em municípios de várias regiões) pouco pode fazer por suas bases porque fica com sua atuação muito pulverizada. Ele morreu no Recife em 2015, aos 85 anos de idade, e entrou para a história política de Pernambuco como um de seus mais atuantes parlamentares e autor do projeto que resultaria na implantação da Universidade Federal do São Francisco (Univasf), um sonho acalentado durante décadas que virou realidade no governo do presidente FHC. 


Edital corrigido

Após interferência da Câmara Municipal e do Sindicato dos Servidores, o prefeito interino de Goiana, Eduardo Honório (MDB), fez mudanças no edital do futuro concurso público para o preenchimento de diversos cargos. O edital prevê também a criação de novos cargos efetivos e a extinção de outros. 

Razão ideológica

A deputada Clarissa Tércio (PSC) criticou na Alepe o governo Paulo Câmara por não ter aderido ao programa do governo federal que poderia trazer para Pernambuco uma Escola Cívico-Militar. No Nordeste, apenas o Ceará se inscreveu. A deputada acha que Pernambuco não se interessou pela Escola “por questões puramente ideológicas”.

Primeira mulher

Morreu anteontem no Recife Ivete Gadêlha de Moura, 1ª mulher a eleger-se vereadora em Goiana e também a 1ª a presidir a Câmara Municipal. Sua família divide o poder político no município, há décadas, com a família “Rabelo”, de onde se origina o prefeito Osvaldo Rabelo Filho (MDB), ora licenciado para tratamento de saúde. 

Chapa própria 

O senador Fernando Bezerra Coelho está levando para o MDB uma grande quantidade de políticos do interior, mas tudo devidamente combinado com o presidente Raul Henry e o senador Jarbas Vasconcelos. Seu objetivo é criar condições, internamente, para que o partido lance candidato próprio a governador nas eleições de 2022. 

Adepto do faroeste


De Gilmar Mendes (STF) no “Roda Viva” (TV Cultura) sobre Rodrigo Janot ter dito à imprensa que em 2017 entrou armado no STF para matá-lo e depois suicidar-se: “Quando a gente imagina que a Procuradoria estava nas mãos de alguém que pensava em faroeste, ou coisa do tipo, isso mostra como degradamos as nossas instituições!”

Fiasco no lançamento
No lançamento do seu livro “Nada menos que tudo”, anteontem em SP, em que conta como planejou matar o ministro Gilmar Mendes, o ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, não atraiu nenhuma autoridade de peso. Aliás, havia mais jornalistas dentro da livraria querendo entrevistá-lo do que gente interessada em comprar o livro.
Senhor diretas!
A Câmara Federal prestou uma homenagem ao seu ex-presidente, Ulysses Guimarães, pelos seus 103 anos de nascimento. Antes, o presidente Rodrigo Maia inaugurou uma escultura dele no Salão Verde da Casa.. Ulysses teve ligação estreita com três políticos pernambucanos: Jarbas Vasconcelos, Carlos Wilson e Egídio Ferreira Lima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook