Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Para medir forças com Raquel Lyra


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 29 de agosto de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 29 de agosto de 2019

Foto: Reprodução internet

28/08/2019
    Compartilhe:

O Governo do Estado já iniciou o “mapeamento” dos municípios de Pernambuco com vistas às eleições de 2020. A meta do PSB é eleger, pelo menos, a mesma quantidade de prefeitos que elegeu no pleito anterior (70). As prioridades são os municípios mais populosos e de influência regional, a exemplo do Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Garanhuns, Petrolina e Caruaru. O candidato do Recife está escolhido (João Campos), assim como o de Garanhuns (Sivaldo Albino) e o de Petrolina (Lucas Ramos). Já os de Jaboatão, Olinda, Paulista e Caruaru estão indefinidos, podendo o PSB encabeçar a chapa ou apoiar candidatos de outros partidos. A novidade em Caruaru é o esforço que o governo tem feito para unir num mesmo palanque os deputados José Queiroz e Tony Gel, além da ex-deputada Laura Gomes, para tentar impedir a reeleição da prefeita Raquel Lyra. Como a presença do Governo do Estado no município é tímida, arranjou-se um jeito de se construir uma obra por lá, até as eleições, de grande visibilidade urbana, que é o “Parque Ecológico Janelas para o Rio”, versão local do Parque da Jaqueira (Recife), construído na gestão do então prefeito Joaquim Francisco. A obra está orçada em R$ 6 milhões e deverá ser entregue à população até março de 2020.

Cobrança renitente

A decisão do governador Paulo Câmara de construir um parque ecológico em Caruaru foi decorrência da cobrança da população aos deputados José Queiroz (PDT), Tony Gel (MDB) e Delegado Lessa (PP) por uma presença “mais ativa” do Governo do Estado naquela cidade. Os parlamentares, sob pressão, a transferiram para o governador.

Festa paralela 

O Governo do Estado reconhece que cometeu um “erro político” ao distanciar-se por completo do “São João” de Caruaru, maior festa popular do município. Paulo Câmara não pisou lá este ano e deu uma ajuda insignificante (400 mil) à prefeitura para bancar os custos da festa. Em 2020, porém, fará uma espécie de “São João paralelo”.

Cadê o dinheiro?

Depois que o deputado Alberto Feitosa (SD) botou a boca no trombone dizendo que as emendas parlamentares impositivas de 2019 sequer foram empenhadas pelo Governo do Estado, o secretário Décio Padilha (Fazenda) garantiu à Assembleia Legislativa que até o dia 15 de novembro próximo esse problema estará resolvido. 

Transporte alternativo

A proibição do “transporte pirata” decorrente da Lei Federal 13.855/2019, de autoria do deputado Daniel Coelho (CID), deixou em pé de guerra donos de vans e microônibus que operam esses veículos no interior do Estado. Se a proibição não for revista, diz o deputado Diogo Moraes (PSB), vai ferir de morte o Pólo de Confecções do Agreste.

Sem regularidade

Diogo Moraes (PSB) afirma que não há linha regular de ônibus ligando Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, o que obriga os clientes do Pólo de Confecções a se deslocarem para essas cidades através do “transporte alternativo”. Paulo Câmara já foi informado da gravidade do problema em sua recente passagem por Belmonte. 

Realidade é outra

Do deputado estadual William Brígido (PRB), ligado à Igreja Universal do Bispo Edir Macedo, sobre o propalado sucesso de Pernambuco na avaliação do ENEM: “O povo pernambucano ouve falar muito numa educação exemplar, maravilhosa, mas não é isto o que percebem os pais que têm filhos matriculados em escolas públicas”.

Quebra do protocolo

Felipe Santa Cruz, presidente da OAB nacional, discursou ontem, fora do protocolo, no auditório do TCE, na posse do conselheiro Carlos Neves. “Pernambuco fez muito bem em te colocar neste lugar”, disse Santa Cruz, parabenizando o governador Paulo Câmara pela indicação e a chancela do nome, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa.      

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook