Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Pra não se perder na curva da volta


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 1º de outubro de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 1º de outubro de 2019

Foto: Reprodução internet

01/10/2019
    Compartilhe:

O ex-prefeito de Itapissuma, Igarassu e do Paulista, Yves Ribeiro (PSB), anunciou nesta segunda-feira durante coletiva de imprensa no Hotel Casa Blanca, na orla de Pau Amarelo, que vai trocar de domicílio eleitoral para a cidade do Paulista, anunciando ainda sua pré candidatura a prefeito desta cidade. O anúncio foi feito ao lado de lideranças políticas da região como o prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD), do ex-prefeito Cal Volia e do vice Jorge Carreiro (PV). Velho militante das causas populares no litoral norte de Pernambuco, Yves Ribeiro tratou inicialmente de se apresentar para quem não o conhecia: uma militância que teve início nos anos 70, em Igarassu, ao lado de Miguel Arraes que ainda se encontrava no exílio. “Quando fui convidado por Miguel Arraes para disputar a Prefeitura em Igarassu, aceitei. Fui prefeito com 72% dos votos e, depois, reeleito com 77%. Cidade com que ganhamos um prêmio nacional por ter baixado a mortalidade infantil. Anos depois, recebemos convite para ser prefeito de Paulista, onde governamos por 8 anos e entregamos a cidade sem dívida  e sem nunca ter atrasado a folha de salário, nem usado empréstimo bancário. E mais: nunca houve uma greve em nossa gestão, pois dialogávamos com os sindicatos. Fizemos seis concursos públicos e fomos a única gestão que ganhou um prêmio da Lei de Responsabilidade Fiscal”, garantiu o prefeito. O Brasil pretende, de fato, de políticos que reúnem esse perfil, o perfil de responsabilidade fiscal, mas se isso terá impacto eleitoral, ou não, nas próximas eleições, ainda é ima incógnita. 

Filho não vetou o pai

O ex-deputado José Queiroz (PSB) nega veto do seu filho, Wolney (PDT), a uma eventual aliança do pai com o deputado Tony Gel (MDB) visando às eleições em Caruaru. Diz que esta versão é improcedente e que o principal desejo dos caruaruenses, hoje, “é lutar bem do Caruaru”.

Nas ruas

Zé Queiroz (PDT) faz questão de encher-se a boca para dizer também que “continuo nas ruas e fazendo política desde que entreguei o cargo à prefeita Raquel Lyra (PSDB) em janeiro de 2023”. Ele a sua tropa estão torcendo para que Raquel seja candidata mais uma vez no próximo ano.

Homenagem póstuma

O ex-prefeito de Correntes, Mário Dias Pereira, pai do deputado estadual Romário Dias, foi homenageado “in memoriam”, durante a 25ª Corrieta por seus serviços prestados ao município. Além de Romário, outros três filhos ex-deputado estadual presentes - Marsina, Rosimar e Rosimar;

Muitas caminhos

Além de Yves Ribeiro (MDB), Pernambuco só conhece mais um político que foi prefeito de três cidades: Eudes Magalhães (PSB). Que passou inicialmente por Joaquim Nabuco e Água Preta. Yves passou por Itapissuma, Igarassu e Paulista.

Zelo especial

O deputado Antonio Moraes (PP) está fazendo política em 20 municípios da Mata Norte, mas a pelo menos dois dedica carinho espacial: Timbaúba e Macaparana. No primeiro luta para reeleição do prefeito Ulisses Felinto (PSDB) e, no segundo, pela vitória do ex-prefeito Paquinha (MDB).

Em ascensão

O PTRB, partido do vice-presidente Hamílton Mourão, é um dos que têm sido procuradores em Pernambuco para instalar comissões promissórias municípios. Os interessados, pórem, têm que falar primeiramente com o deputado Marco Aurélio, líder da oposição na Câmara Federal.

Só de evangélicos

A eleição para prefeito de São Lourenço no próximo ano pode ser disputada apenas por evangélicos. Além do prefeito Anderson Ferreira (PL), podermos ter no páreo Manoel Neco (sem partido). Deegada Gleide Ângelo (PP), Joel da Harpa (PP) e Cleinton Collins (PP).  Por metro quadrado, a maior concentração de envangélicos em PE está em Abreu e Lima.  

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook