Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Primeiros sinais de insatisfação


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 28 de agosto de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 28 de agosto de 2019

Foto: Alepe

27/08/2019
    Compartilhe:

O deputado Antonio Moraes aproveitou um discurso que fazia anteontem na Assembleia Legislativa para tecer elogios ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, que não era objeto do seu pronunciamento. Ele elogiou o “comportamento altivo” do deputado carioca em relação ao Palácio do Planalto e pela condução da Casa sem nenhum tipo de subordinação ao Poder Executivo (leia-se presidente Jair Bolsonaro). O deputado Alberto Feitosa seguiu a mesma linha dizendo que um sistema de governança que tem um Poder Executivo “encastelado” não é bom para o país. “Precisamos desfazer a imagem de que as Assembleias Legislativas são meras carimbadoras dos projetos oriundos do Poder Executivo”, declarou Feitosa, sem favor um dos melhores deputados de Pernambuco, mesmo não tendo origem política e sim militar (é coronel da PM). Não se sabe se o alvo de ambos foi o presidente Eriberto Medeiros ou o governador Paulo Câmara, que tem sido muito criticado na bancada governista pelas poucas audiências que concede aos parlamentares. E sim que foi uma manifestação de rebeldia em defesa da independência da Casa de Joaquim Nabuco.

Foco no desenvolvimento

O ex-ministro Raul Jungmann será um dos palestrantes na 11ª edição do Fórum 2019 da revista Exame, que se realizará em  SP (Hotel Unique) no próximo dia 9/9. O tema será “Como recuperar o foco no desenvolvimento”. A bancada de palestrantes tem ainda os governadores Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE) e Eduardo Leite (RS).

Conexão Medellín

O secretário Murilo Cavalcanti (Segurança Urbana) não tira os olhos do que viu na Colômbia sobre o combate à violência através de políticas sociais. Está trazendo ao Recife para fazer uma palestra no dia 17/9, no Compaz do Cordeiro, o urbanista colombiano Carlos Mario Rodriguez, que falará sobre a inovação urbana de Medellín.

SOS transposição

Monteiro (PB), na divisa com Sertânia (PE), foi a cidade escolhida para sediar no próximo dia 1º o evento “Grito Nordeste – SOS Transposição”. Será um protesto do Cariri paraibano contra a interrupção da transposição das águas do rio São Francisco. A obra foi inaugurada em 2018 pelo presidente Michel Temer, mas parou de funcionar.

Campanha de filiação

Deputado André Ferreira, presidente estadual do PSC, deflagrou em todo o Estado uma vigorosa campanha de filiações. Sua meta é eleger cinco vereadores no Recife e pelo menos uma dezena de prefeitos. Já seu irmão, Anderson, prefeito de Jaboatão dos Guararapes, fará uma campanha de filiação paralela, mas pelo crescimento do PR.
 
Cheiro de vingança

Tem cheiro de retaliação o relatório da PF acusando Rodrigo Maia e seu pai, César, vereador no RJ, de terem recebido dinheiro de “caixa dois” da Odebrecht na campanha de 2010. Isso tipo de acusação vulgarizou-se e ninguém mais, salvo o Ministério Público, quer saber de “caixa dois” porque todos os partidos o praticavam.

Mais 20 anos 

O secretário Décio Padilha (Fazenda) apresentou ontem na Amupe a proposta de reforma tributária do Confaz. Ela prevê que o pagamento do ICMS seja feito no “estado destino” da mercadoria, e não de “origem”, sendo zero sua chance de aprovação. “Se for por aí, vamos ficar mais 20 anos discutindo isto”, diz a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Promoção e rebaixamento

Paulo Câmara promoveu José Francisco Cavalcanti Neto a secretário da Casa Civil, tirando-o da pasta da Administração, e rebaixou seu antecessor, Nilton Mota, para presidente da Perpart. Zé Neto é amigo do governador e tem jogo de cintura. Mas só dará certo no cargo se tiver o que Mota não tinha: força política para resolver as demandas da Frente Popular.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook