Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Roraima mira-se no exemplo de Petrolina


Por: REDAÇÃO Portal

Coluna Fogo Cruzado – 4 de outubro de 2019

Coluna Fogo Cruzado – 4 de outubro de 2019

Foto: Antônio Cruz/ABr

03/10/2019
    Compartilhe:

Acompanhado por vários secretários, o governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, um dos três que o PSL elegeu nas últimas eleições, visitou Petrolina na última quarta-feira para conhecer o sucesso do agronegócio no vale do São Francisco. Ele não é um político convencional como o ex-senador Romero Jucá, por exemplo, que emigrou de Pernambuco para lá, e nunca mais voltou, tendo sido presidente da Funai, governador nomeado, senador e ministro. Denarium pousou em território roraimense como empresário e ao perceber, nas últimas eleições, que o Estado desejava colocar no governo uma pessoa com o seu perfil, candidatou-se a governador empunhando a bandeira do “bolsonarismo” e chegou lá: mais de 70% dos votos válidos. Agora, com a responsabilidade de governante, busca uma alternativa econômica para o Estado e pode ter encontrado em Petrolina o modelo ideal. Seu propósito é investir pesado no agronegócio a fim de transformar Roraima num grande pólo de fruticultura irrigada para abastecer não apenas o mercado interno, como também a vizinha Venezuela que tem mais de 30 milhões de habitantes. Como dizia o saudoso ex-deputado Osvaldo Coelho, a natureza deu ao vale do São Francisco terras férteis e água de boa qualidade. O resto é de responsabilidade dos homens.

É por aí...  

Antes de passar por Petrolina, o governador Antonio Denarium (RR), visitou grandes projetos de agronegócio nos Estados do PR, SC, MG e GO. Coube ao presidente da Valexport, José Gualberto, ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, explicar-lhe como o vale do São Francisco se transformou no 3º maior produtor de frutas do mundo.

Boa impressão

“Fiz questão de trazer os secretários das áreas produtivas e empresários do setor. Todos saem daqui muito bem impressionados com o profissionalismo dos produtores e os avanços tecnológicos da pesquisa agropecuária. Fizemos vários contatos e acertamos a ida de consultores da cultura da manga ao nosso Estado”, disse Antonio Denarium.

Revolução industrial

Após arquivar o projeto de disputar cargo executivo nas próximas eleições, o deputado João Paulo (PCdoB) está inteiramente dedicado à “Frente Parlamentar sobre os Impactos da Quarta Revolução Industrial em Pernambuco”. Ela vai se reunir na próxima terça-feira (8) para debater o tema “Escravidão digital e o futuro do trabalho”.

Todos pelo Estado

Paulo Câmara encerrará hoje em Surubim ao lado do deputado Danilo Cabral (PSB) e da prefeita Ana Célia Farias (PSB) a última rodada da 4ª edição do seminário “Todos por Pernambuco”. Ontem esteve em Timbaúba com esta mesma finalidade e na próxima 4ª feira estará em Palmares com os ex-prefeitos João Bezerra e Enoelino Magalhães.

Emendas de bancada

Como faz há mais de 20 anos, a bancada federal de Pernambuco apresentou emendas parlamentares coletivas ao OGU de 2020 em prol da Fundação Altino Ventura, IMIP, Instituto do Fígado e Hospital do Câncer. A corrida por essas emendas aumentou porque, a partir deste ano, elas passaram a ser “impositivas”.

Goiana 1

Desde a posse do prefeito Osvaldo Rabelo Filho (MDB), em 1º de janeiro de 2017, Goiana não teve sequer um dia de paz. Primeiro, deu-se o pedido de licença do prefeito para tratamento de saúde, prorrogado várias vezes. Depois, a tentativa da Câmara de cassar-lhe o mandato. E, agora, a paralisação total dos serviços públicos.

Goiana 2

O prefeito interino, Eduardo Honório (MDB), diz que o município tem dinheiro, mas não pode gastar porque a Câmara não autoriza. Já o presidente Carlos Viégas Júnior (PSB) diz o contrário: que os vereadores já suplementaram o orçamento deste ano em R$ 80 milhões e que o prefeito é que não está sabendo usar o dinheiro.    

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook