Vice interino não tem mais sentido
Coluna Fogo Cruzado – 9 de setembro de 2019

Foto: Reprodução internet
O governador Paulo Câmara viajou sábado para Singapura (Ásia) e por imperativo constitucional passou o cargo para a vice, Luciana Santos. Teremos assim, pelos próximos 10 dias, esta esdrúxula situação: o governador fora do Brasil, praticando os atos que a função lhe confere e podendo comunicar-se a qualquer hora do dia ou da noite com qualquer um dos seus subordinados. Na capital pernambucana, teremos a vice respondendo interinamente pelo governo estadual, podendo igualmente assinar decretos, portarias, nomeações, exonerações, sancionar leis e representar o Estado nos eventos que achar necessário. Será que não é chegada a hora de pôr fim a essa anomalia institucional, o Estado com dois governadores, um fora do país e outro dentro? Isso se justificaria se não tivéssemos a sofisticação que temos hoje na área das comunicações. A observação vale também para a esfera federal. O presidente Bolsonaro internou-se anteontem em São Paulo para submeter-se a uma pequena cirurgia e passou o cargo por cinco dias para o vice Hamilton Mourão. Era necessário? Absolutamente, não. Pois do quarto do hospital onde está internado o presidente pode exercer todas as prerrogativas do seu cargo e se comunicar com os brasileiros, como faz todos os dias, através das redes sociais.
Pedido ignorado
Na condição de presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Pedro Eurico (PE) enviou uma carta ao ministro Alexandre de Moraes, que administra no STF os recursos recuperados pela Lava Jato, pedindo que uma parte deles fosse destinada ao sistema prisional brasileiro, que está caótico, mas não foi atendido.
Destinação nobre
Uma semana após receber a carta de Pedro Eurico, o ministro reuniu-se com os presidentes da Câmara (Rodrigo Maia) e do Senado (Davi Alcolumbre) e decidiram, coletivamente, que o dinheiro roubado da Petrobrás não deveria ficar mofando numa conta na CEF. Liberaram R$ 1 bi para a Amazônia e 400 milhões para a educação.
Futuro do “Future-se”
A Alepe fará hoje audiência pública para debater o programa “Future-se”, apresentado pelo ministro Abraham Weintraub no sentido de ampliar a autonomia administrativa e financeira das universidades federais. O debate foi sugerido pelo deputado Paulo Dutra (PSB) porque nem mesmo os reitores entenderam o que quer este programa.
Entradas vergonhosas
Mais um prefeito do Recife (Geraldo Júlio) está encerrando o seu mandato sem nada ter feito para melhorar as entradas da capital Pernambuco. Por qualquer lugar que se chegue ao Recife (BR-232, BR-101, Olinda, Camaragibe ou Jaboatão dos Guararapes), as entradas são uma vergonha: escuras, esburacadas e sem sinalização.
Chapa progressista
Depois do PSB, o partido que mais lançará candidatos a prefeito na área metropolitana do Recife é o PP que tem como dirigente regional o deputado federal Eduardo da Fonte. Em Paulista, o partido aposta suas fichas no vereador Alemão; no Cabo, no delegado Antonio Resende e, em Jaboatão, em Cleiton Collins ou Joel da Harpa.
Transporte alternativo
O transporte complementar de passageiros será tema de debate, nesta segunda-feira, em Serra Talhada, com participação do presidente da Amupe (José Patriota) e da Empresa Metropolitana de Transporte Intermunicipal (Marília Bezerra). É uma boa oportunidade para que os sertanejos sejam informados sobre o que faz essa tal de EPTI.
Entra ou não entra?
Governadores e prefeitos ainda não sabem se estados e municípios terão as mesmas regras previdenciárias dos servidores da União porque a “PEC paralela” que tramitaria no Senado ainda não foi devidamente esclarecida pelo relator Tasso Jereissati (PSDB-CE). Se essa tal PEC não for aprovada, a quebradeira será generalizada.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2019
Lula só não pode incendiar o país
Coluna Fogo Cruzado – 11 de novembro de 2019
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2019
Freire defende Huck por ter alugado avião que transportou Lula
Empresa de táxi aéreo é de propriedade do apesentador
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2019
Meta agora é levar o PT de volta ao governo, diz José Dirceu
Declaração foi feita através de vídeo na internet
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2019
Lula diz que Bolsonaro governa para milicianos do Rio de Janeiro
Discurso foi feito na porta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2019
Decisão do STF Abre caminho para a impunidade, diz Renata Abreu
Deputada disse que compete agora ao Congresso lutar para mudar o texto da...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2019
Governador recebe senadores da Comissão do Óleo
Paulo Câmara fez balanço das ações do Governo Estadual combater desastre...