Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Pernambuco tem quatro das 20 cidades com os piores índices de saneamento básico do Brasil


Por: REDAÇÃO Portal

Olinda, Recife, Paulista e Jaboatão dos Guararapes investiram menos de 65% do valor ideal para o saneamento básico

18/07/2025
    Compartilhe:

Olinda, Recife, Paulista e Jaboatão dos Guararapes investiram menos de 65% do valor ideal para o saneamento básico

Foto: Reprodução/TV Globo

Quatro cidades pernambucanas estão entre as 20 no Brasil avaliadas com os piores índices de saneamento básico no ranking nacional do Instituto Trata Brasil. De acordo com o levantamento, em quatro anos, os municípios investiram menos de 65% do valor ideal para democratizar o acesso à rede de esgoto e água tratada. 

A cidade de Olinda, que ficou em 82º lugar, caiu 11 posições desde o último ranking. Logo atrás, em 83º lugar, está a capital, Recife, que perdeu 8 posições. Paulista ficou em 84º lugar, descendo uma posição. Já Jaboatão dos Guararapes, que ficou 89º lugar, caindo 2 posições. 

As quatro cidades colocadas nas piores colocações fazem parte da Região Metropolitana. Nenhum município do estado apareceu entre os 20 municípios mais bem avaliados. 

Segundo o estudo, que avaliou as 100 cidades mais populosas do país, baseado nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), esses últimos 20 colocados investiram por volta de R$ 78,40 em saneamento por habitante entre 2019 e 2023. O gasto ideal seria de R$ 223,82.

O levantamento ainda apontou Jaboatão dos Guararapes como a quinta pior cidade no Indicador de Atendimento Total de Água, e a oitava pior no de Coleta Total de Esgoto. A pesquisa identificou que apenas 21,47% dos moradores da cidade têm acesso à rede de esgoto.

A reportagem da CBN Recife entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que é responsável pela administração do sistema de esgotamento sanitário das cidades, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook