Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Artigos

A simplicidade é o máximo!


Por: REDAÇÃO Portal

Na dica de leitura desta semana, o professor Aloísio Sotero sugere “Incrivelmente Simples”, de Ken Segall

Na dica de leitura desta semana, o professor Aloísio Sotero sugere “Incrivelmente Simples”, de Ken Segall

Foto: Aloísio Sotero escreve todas as sextas-feira no Movimento Econômico/Foto: cortesia

10/09/2020
    Compartilhe:

Por Aloísio Sotero

“A simplicidade é a máxima da sofisticação”, assim pensava Leonardo Da Vinci e presentemente Steve Jobs com a sua obsessão pela simplicidade. Fazer o simples nem sempre é tão simples assim, por que o caminho mais simples nem sempre é o mais fácil. Em geral, demandam mais tempo, mais energia e talento. O livro que recomendamos hoje é o “Incrivelmente Simples”: de autoria de Ken Segall.

Ken Segall, ex-diretor criativo da Apple, além de artífice da campanha publicitária mais famosa e eficaz da empresa, “Think Different”.  Segall trabalhou 12 anos com Steve Jobs, desde o seu retorno à Apple em 1997 até sua morte. Ken foi também responsável pela criação do nome "iMac".

 Neste livro ele nos traz um relato profundo das ideias de Steve Jobs que levou a Apple a ser mais valiosa corporação do atual século. Segall aponta dois fatores chaves por esse sucesso: a simplicidade de todos os seus produtos e um líder carismático e visionário.

A respeito da eficácia da estratégia da empresa de Cupertino, conclui: “Alguém sabe como se chama o CEO da Samsung?”, alfineta Segall.

Os 10 elementos essenciais da simplicidade que se fundam no modo “Pensar Diferente” de Steve Jobs, que se tornou o mantra da Apple, conforme relata Ken Segall:

1. Pense direto - A simplicidade requer franqueza; seja direto, sem rodeios. Essa comunicação honesta inclui a política feedbacks, dar e receber retorno. Essa atitude economiza tempo e evita retrabalho.

2.Pense com grupos pequenos - Pequenos grupos de pessoas talentosas com autonomia, eis um fator incrivelmente poderoso. Um pensamento grandioso aliado à atenção em cada detalhe. Grupos pequenos tendem a melhores resultados.

3. Pense com Mínimo de Opções - Muitas opções confundem. Defenda o mínimo mantendo-se a qualidade alta e opções "suficientes". Saiba que, a cada vez que tenta comunicar mais de uma coisa, você está diluindo a atenção do seu público. Se for necessário transmitir várias mensagens, encontre um tema em comum a todas e concentre-se em promover essa ideia. Um mar de escolhas significa nenhuma escolha ou o clássico "paradoxo da escolha” onde mais é menos decisão.

4. Pense Movimento - Mire de forma realista no alto e mantenha-se sempre em movimento. Para atingir a excelência, dois elementos são necessários: planejamento e tempo. O cronograma perfeito não existe. Desconfie do cronograma "tranqüilo".

5. Pense icônico - É sempre útil cristalizar sua forma de pensar em uma imagem que simbolize a ideia, ou o espírito dela. Com o tempo, uma imagem conceitual proporciona às pessoas um jeito fácil de identificar sua empresa, sua ideia ou seu produto.

6. Pense em Frase - Palavras são poderosas, porém aumentar o número de palavras não aumenta necessariamente a clareza e o poder de suas ideias. A melhor maneira de fazer você ou sua empresa parecerem mais inteligentes é expressar uma ideia com total simplicidade e clareza. Uma frase que ajudará a ser lembrado.

7. Pense Informal- Livre-se dos ornamentos das grandes corporações. A formalidade é muitas vezes perda de tempo. Operar como uma empresa menos hierárquica aumenta a produtividade de todos. Quebre as convenções como na moda casual.

8. Pense Humano- Mantenha sempre em mente que todo grupo é composto de seres humanos, que naturalmente reagem bem à simplicidade. O melhor conselho é: só respeite a natureza humana.

9. Pense Cético- As forças da complexidade lhe dirão que algo não pode ser feito, quando aquilo só requer um esforço adicional. Não permita que o desânimo alheio imponha limites às suas ideias.

10. Pense em Estado de Guerra- Tempos extremos exigem medidas extremas. Um momento extremo é quando suas ideias se vêm em uma situação de vida ou morte. E quando a vida da sua ideia está em jogo a última coisa que você quer é uma luta justa. E nunca se esqueça do que pode muito bem ser sua arma mais eficaz: sua paixão pela ideia.

Confesso que este Livro tem sido um dos meus guias no meu trabalho de Design de Negócios e Gestão de Finanças Corporativas nas empresas que trabalhei e  empreendi nos últimos anos.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook