Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Negócios

Aloísio Sotero estreia coluna com dicas de leitura


Por: REDAÇÃO Portal

Nesta primeira versão de "Li e Recomendo", ele sugere um livro que destaca o papel do Branding no fortalecimento das marcas

Nesta primeira versão de

Foto: Aloísio Sotero é o novo colunista do Movimento Econômico

06/08/2020
    Compartilhe:

A  boa notícia do dia é que o professor de Finanças Corporativas Aloísio Sotero passa a colaborar com o Movimento Econômico. Ele aceitou o desafio de trazer, semanalmente, uma indicação de leitura para o nosso público. A larga experiência de Sotero lhe credencia a assumir tal coluna.

Foram muitas atribuições, mas talvez baste dizer que Aloisio Sotero foi fundador e CEO da Consultoria Datanet Agro Commodities, superintendente da Gazeta Mercantil, cofundador e CFO da Wine.com do Brasil, diretor do Duty Free, Superintende da Sudene, presidente da Accademia Europea de Firenze na Itália e, atualmente,  é coordenador Acadêmico da BAEX Educação Executiva.

Confira sua coluna de estreia.

LI E RECOMENDO

Por Aloísio Sotero

A vida é uma questão de escolhas. Cada vez mais difíceis .

O livro “O Paradoxo da Escolha Por que Menos é Mais” do psicólogo, economista e professor Barry Schwartz foi uma das bases conceituais para quase tudo que realizei na minha vida profissional.

Quem  já não viveu a sensação de estar perdido em meio a tantas opções de escolha? Já tentou comprar um produto e não conseguiu porque não sabia qual modelo era o mais moderno do mercado?

E sobre suas decisões básicas diárias, o que você tem a dizer? Qual sapato você escolheu calçar hoje pela manhã? Qual tarefa a iniciar  primeiro no seu trabalho? Qual roupa você escolherá para sair hoje à noite? Qual fundo de investimento mais rentável você vai investir?

Se você parar para pensar, durante o seu dia, você faz mais escolhas do que imagina. E isto acaba nos deixando bem confusos, não é? Pois é, estes são sintomas claros de que existe um paradoxo da escolha em sua vida. Mas, o que vem a ser este paradoxo? Simples Assim , tá difícil escolher.

Aí esta o papel do Branding fortalecer as marcas que sintetizam a força de sua categoria na mente das pessoas e desde modo vencer o paradoxo da escolha ! Cada vez mais importante o papel do Branding para ocupar o espaço mental dos consumidores , marca é símbolo de escolha!

Essa abundância de opções leva um aumento de expectativas e até uma paralisia de escolhas. Isto é o que o autor chama do Paradoxo da Escolha . Um usuário diante de diversas oportunidades de consumo se sente pressionado, ansioso e é incapaz de fazer uma escolha, recorrendo ao comum ou paralisando a sua compra com medo do arrependimento. Será que escolhi o melhor ? Ai abre -se a caixa da dúvidas ou do será.

 "À medida que a quantidade de escolhas crescem, seus aspectos negativos aumentam gradativamente até nos sufocar" diz trechos do livro uma verdadeira paralisia na decisão . Cada vez mais, o menos vale mais.

Também me faz lembrar o trabalho do companheiro de diretoria da Wine do Bradil Anselmo Endilch, responsável pela inovação no marketing digital de vinhos no Brasil, pela sua atenção permanente em minimizar o paradoxo da escolhe. Um trabalho sistemático de recomendar, selecionar a indicação vinhos em um universo de cerca de 5 milhões rótulos! Assim a Wine.com.br tornou-se a marca de referência de e-commerce e clube de vinhos online no Brasil e um dos principais líderes mundiais desse mercado!

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook