Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Tecnologia

Aplicativo ajuda a reduzir consumo de energia


Por: PATRÍCIA RAPOSO

Clarke Energia libera funcionalidade para Pernambuco e Rio Grande do Norte nesta semana

Clarke Energia libera funcionalidade para Pernambuco e Rio Grande do Norte nesta semana

Foto: Pedro Rio, fundador e CEO da Clarke: 1.800 adesões em pouco mais de um mês na Bahia/Foto: divulgação

30/08/2020
    Compartilhe:

A startup Clarke Energia lança esta semana, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, um aplicativo que ajuda pequenas e médias empresas a economizarem no consumo de luz. Ele começou a operar na Bahia, em junho, e já alcançou 1.800 contas. No próximo dia 02 de setembro, sua funcionalidade será liberada para pernambucanos e também para potiguares.

O uso do aplicativo da Clarke é gratuito e serve para administrar as contas de luz de pessoas físicas e jurídicas, oferecendo maior comodidade no pagamento e relatórios automáticos de consumo de energia.

Pedro Rio, CEO da Clarke, fundou o negócio com dois outros colegas - Rodrigo Camargo e Victor Copque- , todos ex-alunos da UFBA. Ele revela que a empresa surgiu no final de 2019 e no início de 2020 recebeu aporte de R$ 3,2 milhões do fundo de investimento Canary. A startup já havia recebido um investimento anjo de Rafael Barbosa. Após o aporte, saiu da Bahia e se instalou em São Paulo.

Com suporte de Inteligência Artificial, o aplicativo identifica oportunidades de economia e quando acha um cliente com consumo ineficiente, oferece opções para economia. “O cliente usa o aplicativo gratuitamente, mas, se com nossa orientação consegue economizar, ele nos paga 20% sobre esse valor”, explica, Pedro, ressaltando que é filosofia da empresa não gerar despesa para os usuários. Fazemos as contas para gerar uma economia significativa", diz Rio.

A Clarke assegura que diversos setores poderiam economizar com a transição da cobrança da tarifa convencional para a cobrança da tarifa branca. A tarifa branca é uma forma de cobrança pela energia que tem preços mais atrativos pelo uso fora dos horários de pico, como na manhã ou nos finais de semana.

A empresa se cadastra no aplicativo ou site da startup e fornece seus dados de consumo. O aplicativo responde quanto a empresa economizaria com a transição para a tarifa branca.

Das 1.800 contas na Bahia que já estão usando o aplicativo, 116 contratos necessitaram de ajuste tarifário. “Lançamos na Bahia porque precisávamos responder a algumas perguntas. A primeira: se as pessoas usariam o aplicativo e lá, nossa terra, seria mais fácil medir isso. Vimos que sim. Agora, vamos testar a adesão em outros estados com cadastro vinculado à conta das operadoras”, diz, ressaltando que economizar na energia vai além de apenas apagar as luzes e desligar equipamentos.

Pedro informa que, para pequenos e médios negócios, há outras funcionalidades disponíveis no aplicativo, principalmente sobre economia. O teste de ajuste tarifário é a primeira delas. 

Um estudo feito pela Clarke na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte mostrou que de 3 a cada 10 empresas estão com a conta de luz mais cara por causa da utilização da tarifa de energia errada. Por meio desse teste, o empresário consegue descobrir se é possível economizar até 30%, apenas alterando a forma como a conta de luz é cobrada. 

Além disso, consegue também, através do Teste de Energia Solar, saber o tamanho e o custo ideal de implantação de um sistema fotovoltaico. 

“Basta fazer o download na App Store ou Google Play e cadastrar suas contas de luz com poucos dados. Em minutos, o usuário consegue fazer todo os testes e confirmar se quer a ajuda da Clarke para economizar”, orienta o CEO.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook