Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Negócios

Faaca expande operação apostando em fundo de Private Equity


Por: PATRÍCIA RAPOSO

AGS Investimentos está orientando o grupo gastronômico em sua reestruturação

AGS Investimentos está orientando o grupo gastronômico em sua reestruturação

Foto: Faaca vai chegar ao Caruaru Shopping e a Aldeia/foto: Facebook Faaca

10/08/2020
    Compartilhe:

O Faaca Boteco e Parrilla dá mais um passo em sua expansão, chegando ao Caruaru Shopping e a Aldeia. A ação faz parte de um plano iniciado em 2019, quando os fundadores Bruno Carrazone e Bruno Suassuna contrataram a AGS Investimentos para estruturar o negócio, que começou no bairro do Parnamirim, no Recife.

Eles já estava em sua terceira operação (Pina e Olinda) quando a AGS deu início ao plano de expansão que visa preparar o grupo para o aporte de um fundo de Private Equity. Atuando  como adivisor, a AGS deu início a toda uma estruturação que envolve auditagem de balanço, valuation e estruturação do negócio.

Ainda sob orientação da AGS, o grupo verticalizou a operação, criando a Forte Frio, uma agropecuária que fornece matéria-prima exclusiva, a partir de gado próprio. “Não há nenhum negócio do ramo que verticalizou do boi ao hamburguer”, explica Bruno Carrazone, diretor responsável pela expansão.

São oito fazendas por todo o Brasil e um frigorífico apenas para o corte, em São Paulo. “Isso garantiu uma qualidade superior ao produto, o que faz toda diferença na operação”, explica André Gustavo Nunes de Melo, sócio fundador da AGs Investimentos.

A pandemia acabou por impulsionar esse negócio da carne. O grupo havia abatido 120 cabeças em fevereiro e com a quarentena, precisou escoar o produto para não perder. Isso levou à criação de produtos tendo a carne como base, vendido em delicatessen sob marca Faaca.   O Açougue Faaca também fornece carne para outros estabelecimentos.

Private Equity

Os fundos de Private Equity têm atraído cada vez mais o interesse de empresários. Geralmente investem em empresas de capital fechado e são uma alternativa de liquidez ao mercado de crédito e à abertura de capital.

Buscam empresas com potencial de valorização no médio/longo prazo, via crescimento ou reestruturação e quando entram na operação podem ser minoritários ou controladores, mas costumam exigir participações relevantes. Há um envolvimento ativo nas empresas investidas. Além do conselho de administração, podem participar de comitês de gestão e indicação de diretores.

O Faaca já está experimentado resultados mesmo antes do aporte de fundo. De 2018 para cá abriu unidades em Natal, João Pessoa, Petrolina e agora em Caruaru e Aldeia. Todas as operações são próprias, com sócios investidores. “O nosso apelo é fazer o grupo crescer com resultado. Vamos ajudá-los a se tornar a marca  regional”, explica André.

O Faaca Boteco e Parrilla ficou conhecido por oferecer carnes nobres especiais, feitas na  parrilla. “Esperamos chegar a Caruaru como uma grande novidade na cidade, desenvolvendo essa cultura do consumo de carnes nobres. A gente quer mostrar para o público essa nova experiência”, disse Bruno Carrazone.

Segundo ele, o Faaca também deve inaugurar outras unidades neste segundo semestre. Maceió, Fortaleza, Salvador e Campina Grande são as cidades mais cotadas. “Após nos  fortalecermos no Nordeste, nossa expectativa é chegarmos ao Sul e Sudeste do País”, diz.

A meta é concluir o plano Nordeste até final de 2021. Não necessariamente capitais, mas cidade polo, como Juazeiro do Nordeste, Campina Grande. “Petrolina foi uma grande surpresa e isso nos despertou o potencial dessas cidades polo”, revela Carrazone.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook