Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Livro analisa desigualdades regionais sob a ótica do trabalhar


Por: REDAÇÃO Portal

O economista Alexandre Rands lança “Raízes das Desigualdades Regionais no Brasil”, no qual revisita o tema do atraso econômico do Nordeste

O economista Alexandre Rands lança “Raízes das Desigualdades Regionais no Brasil”, no qual revisita o tema do atraso econômico do Nordeste

Foto: Divulgação

05/11/2019
    Compartilhe:

Próximo dia 12 de novembro, o economista Alexandre Rands lançará o seu novo livro “Raízes das Desigualdades Regionais no Brasil”, no qual ele revisita o tema do atraso econômico do Nordeste.

Nesta obra, Rands defende que não há de fato uma segmentação regional no mercado de trabalho brasileiro e que independentemente do lugar onde o indivíduo esteja sedimentado, a remuneração dele tende a ser semelhante à de outro trabalhador que tenha os mesmos atributos produtivos.

 “O capital humano deles é o principal determinante de suas rendas relativas. Isso significa que as desigualdades regionais existem porque há mais indivíduos com menos capital humano nas regiões mais pobres”, defende o economista.

Ph.D em Economia pela universidade de Illinois (EUA), Rands pontua de maneira precisa os vários aspetos que compõem a questão das desigualdades regionais existentes no Brasil, com foco na diferença entre o Nordeste e o Sudeste do país.

O livro traz algumas hipóteses sobre as origens históricas da desigualdade entre o Nordeste e o Sudeste, mostrando como as estruturas sociais do Nordeste e a imigração de europeus e japoneses para o Sudeste impactaram nesse cenário.

Estudioso da questão regional, Alexandre Rands Barros, 57 anos, é economista, graduado pela Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Ao longo do período em que morou fora do Brasil (nos Estados Unidos e Inglaterra, onde concluiu mestrado e doutorado), atuou como economista da Organização Internacional do Açúcar (em Londres) e foi membro do renomado St. Antony's College da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi também professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco e presidente do jornal Diário de Pernambuco. Atualmente, Alexandre Rands presidente a Datamétrica, empresa da qual também é fundador.

SERVIÇO:

Lançamento: 12 de novembro 2019, às 18h30, na Livraria Jaqueira do Recife Antigo (Paço Alfândega)

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook